Busca avançada
Ano de início
Entree

Domingos Alves Rade

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Mecânica (IEM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987), doutorado em Sciences pour l?Ingénieur pela Université de Bourgogne-Franche-Comté, Besançon, França (1994) e pós-doutorado na Université de Franche-Comté, Besançon, França (2004). Foi professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia no período de março de 1985 a abril de 2015. Foi professor convidado da Université de Franche-Comté, em Besançon, França, do Institut National des Sciences Appliquées de Rouen, França e da École Nationale Supérieure d'Ingénieurs du Mans, França. Foi vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estruturas Inteligentes em Engenharia. Foi membro e coordenador da Câmara de Assessoramento de Arquitetura e Engenharias da FAPEMIG (2008-2012). Foi coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Aeronáutica da Universidade Federal de Uberlândia (2009-2012). Foi coordenador do Laboratório de Mecânica de Estruturas Prof. José Eduardo Tannús Reis da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU (1995-2013). Foi Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU (2013-2014). É professor titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos. É chefe do Departamento de Projetos da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do ITA . É Diretor Técnico-Científico da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), biênio 2018-2019. É membro do Comitê de Assessoramento de Engenharias Mecânica, Aeroespacial, Naval e Oceânica do CNPq (triênio 2017-2020). É autor do livro-texto "Cinemática e Dinâmica para Engenharia" (Elsevier, 2017, 592 p.)Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: controle passivo de vibrações, controle aeroelástico, análise estrutural probabilística, materiais e estruturas inteligentes, e dinâmica de materiais compostos. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/09/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: