Resumo
O evento será realizado nos dias 04 e 05/12/2019, das 9h30 às 19h00, no IE-Unicamp, com apresentações e discussões de quatorze trabalhos de pesquisadores convidados. (AU)
Marcelo Justus é Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp), Livre Docente pelo IE-Unicamp, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2016, Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, e Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Foi Cientista Visitante na Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard em 2018. É idealizador, coordenador e professor de Cursos de Extensão Universitária em Direito e Economia da Unicamp. É membro do Núcleo de Pesquisa em Economia Aplicada, Agricultura e Meio Ambiente da Unicamp, atuando nas áreas de segurança pública e saúde. Publicou entre 2005 e 2022 mais de 30 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de economia, criminologia empírica e áreas afins; é coautor do livro ?Economia do Crime no Brasil?, publicado em 2021. É especialista no uso de Estatística e Econometria para análise de dados e modelagens empíricas. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O evento será realizado nos dias 04 e 05/12/2019, das 9h30 às 19h00, no IE-Unicamp, com apresentações e discussões de quatorze trabalhos de pesquisadores convidados. (AU)
Esse projeto será desenvolvido junto com professor Marcelo Justus no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas por três anos, de março de 2017 a março de 2018. O objetivo geral é realizar discussões econômicas específicas sobre os determinantes de crime contra propriedade, pessoas e comércio e inclusive analisar diferenças urbano-rural da taxa de homicídio. Para tanto, pr…
A taxa de trabalho infantil no Brasil, embora tenha forte tendência de redução ao longo dos anos, ainda é significativamente diferente entre os estados brasileiros. Nesse contexto, o problema de pesquisa deste projeto é: quais são as causas da elevada diferença na taxa de trabalho infantil entre os estados brasileiros entre 2001 e 2014? Logo, o principal objetivo do estudo é identificar a…
Esse projeto será desenvolvido entre fevereiro a novembro de 2019 sob orientação de professora Vania A. Ceccato no Departamento de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Instituto Real de Tecnologia - KTH, Estocolmo, Suécia. O objetivo principal do estágio de pesquisa no exterior é desenvolver dois dos três ensaios do projeto de doutorado aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estad…
Os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, publicados no Atlas da Violência 2016, mostram que ocorreram 59.627 homicídios no Brasil em 2014, incluindo mortes por agressão e intervenções legais. Esse número representa a elevadíssima taxa de 29,1 homicídios por 100 mil habitantes. Esses números são significativamente maiores do que os números observados na m…