Busca avançada
Ano de início
Entree

Adriana Katia Corrêa

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP - Universidade de São Paulo, atuando especificamente no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na interface com a área de educação - Formação de profissionais e de professores, no âmbito do ensino superior e da educação profissional técnica de nível médio, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação profissional em saúde e enfermagem e formação de professores na área da saúde. Desde a inserção na EERP/USP, atua como docente de licenciatura em enfermagem e desde 2006, é docente somente do Curso de Bacharelado e Licenciatura. Ministra aulas especificamente nas disciplinas curriculares voltadas à formação do enfermeiro professor para a atuação profissional em escolas de educação profissional da área da saúde/enfermagem, a saber: Educação Profissional em Enfermagem I e II; Metodologia do Ensino de Enfermagem e Estágio Curricular na Educação Profissional em Enfermagem. De 2002 a 2004, participou da proposição do Curso de Licenciatura na EERP, curso esse iniciado em 2006. Foi Suplente da Coordenação desse curso, de 2006 a 2008 e coordenadora de 2009 a abril de 2014. Nesse período, foi membro efetivo da Comissão Interunidades de Licenciatura USP. Está envolvida com a formação de professores da educação profissional em saúde/enfermagem e do ensino superior, participando de projetos / políticas nacionais e locais de formação como: PROFAE, Formação de Ativadores de Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde, Projeto TEC-Saúde - SP. Coordenou, de 2004 a 2010, o Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP de Ribeirão Preto, grupo interdisciplinar e inter-unidades, que se insere na política de valorização do ensino de graduação da USP, participando do Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP- Ribeirão Preto, desde 2004 e da Comissão de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de 2004 a 2012. É líder do "Grupo de Pesquisa Educação e Saúde/enfermagem: políticas, práticas, formação profissional e formação de professores", cadastrado no CNPq, desde 2008, cujo foco é realização de pesquisas no âmbito do ensino superior e da educação profissional técnica de nível médio em saúde/enfermagem. Na pós-graduação, é responsável por disciplinas voltadas à formação docente. De 2010 a 2016, coordenou o Projeto "Pró-Ensino na Saúde - CAPES (Projeto 2037/2010) associado aos três Programas de Pós-Graduação da EERP/USP, contando também com docentes de outras Unidades de Ensino da Campus USP Ribeirão Preto, além de alunos de pós-graduação e graduação. É responsável pelo Laboratório de Práticas Pedagógicas do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Destaca-se, em síntese, na trajetória profissional na EERP/USP, a atuação docente e na gestão pedagógica de curso de licenciatura e de outras modalidades de formação de professores enfermeiros (e de outras áreas da saúde) para a educação profissional técnica de nível médio. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/08/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: