Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG [2015/FAPEMIG], com estágio sanduíche na Faculté des Sciences Sociales da Université de Strasbourg [2014/CAPES]. Pós-doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo/USP e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales/EHESS, em Paris, com pesquisa sobre monumentos e memoriais aos mortos [2016-2020/FAPESP]. Bacharel em Artes [UFMG, 2003/CNPq] e mestre em Artes Visuais [UFMG, 2006/CAPES]. Tem experiência na área de Arte e Fotografia, com ênfase em teoria e crítica da imagem, especialmente em seu sentido antropológico. Desenvolveu uma vasta pesquisa sobre o universo das fotografias familiares memoriais e post-mortem, imagens imersas no contexto do luto e da perda, junto a diversos estudos sobre a morte e a representação do corpo desaparecido. Tem pesquisado, há anos, a presença e o impacto dos elementos memoriais na cultura, como museus, cemitérios, monumentos, altares efêmeros, lugares de consciência e memória, fotografia. Ganhou, em 2016, o Prêmio CAPES de Tese na área de Artes/Música com a pesquisa "O corpo, a morte, a imagem: a invenção de uma presença em fotografias memoriais e post-mortem", defendida em 2015. É pesquisadora do GRAVI, Grupo de Antropologia Visual da Universidade de São Paulo/USP.
(Fonte: Currículo Lattes)