Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo de Oliveira Figueiredo

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Embrapa Meio-Ambiente  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pesquisador na Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna (SP). Atua no tema "Hidrobiogeoquímica de bacias e sua relação com a agricultura e as mudanças de uso da terra". Titulou-se como Engenheiro Agrônomo pela UFRRJ (1980), como Especialista em Planejamento Ambiental, área de concentração em Gerenciamento de Bacias Hidrográficas, pela UFF (1991), como Mestre em Geociências, área de concentração Geoquímica, pela UFF (1996), e como Doutor em Biociências e Biotecnologia, área de concentração em Ciências Ambientais, pela UENF (1999). Foi pesquisador no IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), de 1999 a 2002, onde atuou em pesquisas em Biogeoquímica, e desenvolveu atividades de pós-doutoramento pelo Woods Hole Research Center (EUA). Ingressou na Embrapa Amazônia Oriental em 2002, onde desenvolveu pesquisas em pequenas bacias amazônicas, até sua transferência em 2011 para a Embrapa Meio Ambiente, ampliando suas pesquisas para bacias paulistas e mineiras, além de coordenar projeto nacional em bacias nos diferentes biomas brasileiros (2013-2017). Atuou em 2008 como Pesquisador Visitante na University of Georgia (EUA) por 12 meses , e como docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/EMBRAPA) de 2005 a 2017. Foi membro do Comitê Científico do Projeto LBA, publicou como autor e co-autor dezenas de trabalhos em periódicos científicos, livros e capítulos de livros, participou de mais de uma centena de trabalhos em congressos e tem orientado teses de doutorado, dissertações de mestrado, assim como bolsistas de treinamento técnico, de iniciação científica e de cursos de graduação, em universidades parceiras em suas pesquisas, além de supervisões de pós-doutoramento. < orcid.org/0000-0002-0933-4854 - scholar.google.com.br/citations?rfigueiredo57 > (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/06/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PATRÍCIA PORTA NOVA DA CRUZ; TIMOTHY R. GREEN; RICARDO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO; ANDERSON SOARES PEREIRA; HOLM KIPKA; SANDRA ISAY SAAD; JONATHAN MOTA DA SILVA; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES. Hydrological modeling of the Ribeirão das Posses - An assessment based on the Agricultural Ecosystem Services (AgES) watershed model. Rev. Ambient. Água, v. 12, n. 3, p. 351-364, . (16/02890-1)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: