Busca avançada
Ano de início
Entree

Carla Roberta de Oliveira Carvalho

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduei-me em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp) em 1988. Fiz a Residência Médica em Medicina Interna durante os anos de 1990 a 1993 e realizei o doutorado em Clínica Médica na mesma Instituição de Ensino Superior, FCM-Unicamp, concluindo-o em 1997. Ingressei como professora na Universidade de São Paulo (USP), lotada no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP). Atuo fundamentalmente na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina. Tenho estudado as vias de sinalização da insulina em modelos de resistência ao hormônio e potenciais interações com outros hormônios, como DHEA e melatonina. Mais recentemente, o laboratório que coordeno tem focado sobre os potenciais efeitos de fármacos (liraglutide), de fitoterápicos (Uncaria tomentosa, ou unha-de-gato) e de bebida próbiótica (kombucha) sobre a esteatose hepática associada a obesidade e diabetes mellitus em modelos animais (camundongos com obesidade induzida por dieta hiperlipidica e camundongos ob/ob). O foco nos fitoterápicos seguiu a lista disponibilizada no RENISUS. Ainda, considerando a função de uma Universidade na disseminação de conhecimento científico e na formação de pessoas em nível de graduação e de PG, tenho atuado em atividades de extensão universitária, em especial com curso de extensão que evoluiu da modalidade difusão a atualização e agora como aperfeiçoamento. Este curso tem como tema a abordagem fisiológica do metabolismo para vida saudável e público alvo é de professores de ciências e educação física do ensino médio e fundamental. Uma das motivações desta atividade extensionista é a chamada da OMS de 2016 intitulada "Beat Diabetes". No currículo Lattes os termos mais frequentes da contextualização para a produção científica são: fosforilação de proteínas, IRS, insulina, comunicação intracelular ou cross-talk, ação insulínica, sinalização intracelular, PI 3-kinase, resistência à insulina, receptor de insulina. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 20/07/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ação insulínica Angiotensina II Bauhinia Cardiomegalia Castração animal Células Hep G2 Células secretoras de insulina Ciências Biológicas Ciências da Saúde Clínica Médica Compostos bioativos Cronobiologia Descoberta de drogas Desidroepiandrosterona Diabetes mellitus Dieta de cafeteria Dieta hipercalórica Dieta hiperlipídica Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos Endocrinologia Envelhecimento Estrógenos Expressão gênica Fármacos sintéticos Fator de crescimento insulin-like I Fatores de transcrição Fígado gorduroso Fisiologia Geral Fisiologia de Órgãos e Sistemas Fisiologia endócrina Fisiologia Fitoterapia Fosfoproteínas Fosforilação de proteínas Fosforilação Fosfotirosina Função vascular Glândula pineal Glândulas salivares Glicose Glucose Harpagophytum procumbens Hepatopatias Hipotálamo Hormônio luteinizante IRS-1 Ilhotas pancreáticas Inflamação intestinal Inflamação Insulina Interleucinas Janus quinase 2 Leptina Linhagem celular Liraglutida Medicamentos fitoterápicos Medicina Melatonina Menopausa Microbioma gastrointestinal Microcirculação Mitocôndrias Modelos animais de doenças Modelos animais NADPH oxidase Neurofisiologia Noradrenalina Obesidade Ovariectomia Ovário Óxido nítrico sintase Pâncreas Pancreatic and duodenal homeobox-1 Peptídeos e proteínas de sinalização intracelular Plantas medicinais Probióticos Proteínas de ligação ao GTP Proteínas tirosina quinases Reatividade cardiovascular Receptor de insulina Receptores de melatonina Resistência à insulina Ritmo circadiano Sarcopenia Secreção de insulina Sinalização intracelular Síndrome do ovário policístico Sistema endócrino Sistema renina-angiotensina Tapsigargina Tecido adiposo Tirosina Tolerância a medicamentos Transdução de sinais Transportador de glucose tipo 4 Triptofano hidroxilase Uncaria
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: