Matemático, é Bacharel (1982), Mestre (1985) e Livre-Docente (1993) pela Universidade de São Paulo e PhD (1990) pela Universidade de Liverpool, Reino Unido. Professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) desde 1985, assumiu o cargo de Professor Titular em 2003. Sua área de pesquisa é Álgebra, trabalhando principalmente em Representações de Álgebras. É pesquisador do CNPq desde 1991. Ocupou diversos cargos administrativos na academia, dentre eles o de Chefe do Departamento de Matemática do IME-USP (2002-2006), Vice-Diretor (2006-2010) e Diretor do IME-USP (2010-2014). Foi membro da Comissão de Atividades Acadêmicas (2010-2013) e da Comissão Central de Avaliação Docente (2011-2015), ambas comissões assessoras do Conselho Universitário da USP. Foi Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IME-USP (2018-2020) e membro da Câmara de Ações Culturais da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. É membro do Conselho Diretor da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e representante do IME-USP junto ao Centro de História da Ciência da USP. É autor de quatro livros didáticos em Matemática: ?Cálculo em uma Variável? (Saraiva, 2001); ?Um Curso de Álgebra Linear ? (Edusp, 2000 e 2005) ?Curso Básico de Cálculo? (Saraiva, 2013) e ?Introdução à Álgebra Linear? (Livraria da Física, 2016). Recentemente publicou na série GTM da Springer o livro "Basic Representation Theory of Algebras" em parceria com Ibrahim Assem (volume 283 da GTM). É também escritor, tendo publicado os seguintes livros: ?Contos que conto? (contos, Estação Liberdade, 1991), ); ?Ledos Enganos, Meras Referências? (contos, Escrituras, 1996); ?Gambiarra e Outros Paliativos Emocionais? (contos, Arte Paubrasil, 2007); ?Contos&Vinténs? (contos, A Girafa, 2012); ?A turma do Costa e o desafio de Xadrez? (infanto-juvenil, e-galáxia, 2014); ?Pigarreios? (novela, Chiado, 2016), "Guarda-Trecos" (infantil, 2017) e "outros tantos" (contos, PENALUX, 2019). Pesquisador do Programa Ano Sabático do IEA em 2016, sob o tema de estudo ?História do Pensamento Algébrico e seus Desdobramentos Didáticos?.
(Fonte: Currículo Lattes)