Busca avançada
Ano de início
Entree

Carlos Miguel da Silva Ribeiro

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Portugal

Miguel Ribeiro é licenciado em Matemática pela Universidade da Beira Interior (Portugal), Mestre em Matemática Pura pela Universidade de Coimbra (Portugal), Mestre em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha), doutor em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha) e atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP (BRASIL). Tem dedicado os últimos 20 anos essencialmente a formação de professores de e que ensinam matemática e desenvolvido trabalhos de pesquisa e formação em diversos países (Portugal, Espanha, México, Chile, EUA, Itália, Noruega). Realizou três pós-doutorados relacionados com a formação de professores, as tecnologias e o livro didático (UNESP ? Rio Claro; Brasil); a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem matemática (Universidade de Stavanger ? Noruega), a avaliação e o feedback (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Portugal). Tem mais de 60 artigos publicados, a maioria em revistas internacionais, e mais de 200 apresentações em congressos; é membro do corpo editorial de várias revistas nacionais e internacionais da área da Educação e Educação Matemática; Membro do Comitê Internacional do Programa Científico de vários congressos nacionais e internacionais, tendo sido vice coordenador de alguns deles ? destacando o Congresso Europeu de Pesquisa em Educação Matemática (CERME) ?; Coordenador e vice-coordenador de vários grupos de trabalho nacionais (por exemplo, no encontro regional da ANPED) e internacionais (por exemplo, TWG Mathematics teacher knowledge, beliefs and identity nas últimas 3 edições do CERME); Representante eleito do Brasil como membro do comitê internacional do International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME); Coordenador no Brasil de uma rede internacional de pesquisa (Desenvolvimento e sustentabilidade do conhecimento do professor de (ou que ensinam) matemática); Coordenador do grupo do Brasil da Red Iberoamericana sobre Conocimiento Especializado del Profesorado de Matemáticas (que conta com 132 pesquisadores); Ganhador do prêmio Janet Duffin Fund (2020), Award and Lecture, da British Society for Research into Learning Mathematics. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/05/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: