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Adolfo Ignacio Calderón

CV Lattes


Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Peru

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2000), com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2008-2009). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), formou Mestres em Educação no PPGE da Universidade Tuiuti do Paraná (2009-2010). Líder do GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais cadastrado junto ao CNPq/MCT. Membro do Conselho Científico da ABAVE-Associação Brasileira de Avaliação Educacional (2016-2022). Autor de mais de 60 artigos científicos, 40 livros e/ou capítulos de livros, participou em aproximadamente 100 Bancas de Mestrado e Doutorado. É Assessor ou consultor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Parecerista Ad-hoc da Avaliação de Periódicos da Coleção SciELO Brasil (Scientific Electronic Library Online), atuou como avaliador de cursos do INEP/MEC e é consultor Ad-hoc de fundações de amparo à pesquisa como FAPEMIG, FUNDECT, FAPESB, FUNADESP. É avaliador na área da Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, ativo colaborador da ABMES-Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, tem atuado também como avaliador em Comitês Externos e Internos de Seleção e Avaliação do PIBIC-CNPq, em universidades privadas, comunitárias e estatais. É parecerista de Revista Científicas, tais como Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação (Fundação Cesgranrio), Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Estudos em Avaliação Educacional, Educação e Realidade, Acta Scientiarum Education, entre outras. Consultor da Avalia Educacional. Coordenou a pesquisa: Análise de fatores de alto desempenho e boas práticas em escolas da rede pública do estado do Ceará, promovida pelo Governo da Secretaria de Educação da Estado do Ceará. Membro do conselho deliberativo do Observatório da Educação de Campinas (FEAC). Suas pesquisas estão focadas em diversos aspectos da educação superior: avaliação educacional, rankings acadêmicos, responsabilidade social e extensão universitária. Na área da Educação Básica: avaliação de sistemas, políticas educacionais, voluntariado e eficácia escolar (boas práticas escolares, fatores de desempenho). Autor/co-autor, últimas obras: Usos e apropriações das avaliações em larga escala: tensões e desafios (CAEd/FADEPE-UFJF, 2017); Avaliação para a garantia do direito à aprendizagem (UdUECE, 2017); Os rankings acadêmicos da educação superior: apontamentos no campo da avaliação educacional (EdUFSCar, 2018). É membro das seguintes redes: Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), Red Iberoamericana de Investigadores sobre Evaluación de la Docencia (RIIED) e Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES). Participa das seguintes associações: ABAVE-Associação Brasileira de Avaliação Educacional e da ANPAE-Associação Nacional de Política e Administração Educacional. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/02/2021
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