Busca avançada
Ano de início
Entree

Hélio Rebello Cardoso Júnior

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atuando na área de Filosofia desde 1989, é atualmente Professor Titular em Teoria e Filosofia da História junto à UNESP. Em 1999, defendeu tese de livre-docência para ascensão à função de Porf. Associado da Universidade Estadual de Londrina. Obteve três posições como pesquisador-visitante: 2008-2009 Fulbright Scholar Program Advanced Research and University Lecturing Awards junto ao Peirce Edition Project, IUPUI/EUA; Universidade de Paris, Grupo CreartPhi (2011-2012) e em 2019-2020, e junto ao Grupo de Pesquisa Homo Mimeticus: Theory and Criticism#8239;(HOM) na Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), Bélgica, através do projeto Two Paths on Representational and Non-Representational Mimesis, financiando pelo ERC/CNPQ/FAPESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: continuidade e temporalidades. É coordenador de 2 Grupos de Pesquisas no DGP/CNPQ. produção escrita: 70 artigos; 33 capítulos; 5 livros (autor ou editor)orientações de trabalhos acadêmicos: iniciação científica (incluindo PIBIC Ensino Médio): 169; 22 mestrados; 21 doutorados; 10 pós-doutorados. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Dados atualizados em 30/11/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Adolescentes Alemães Amizade Antropologia filosófica Antropologia Antropomorfismo Arte moderna Artes Assis (SP) Assistência social Atenção à saúde Biopolítica Brasil Charles Sanders Peirce Cibercultura Ciberespaço Ciência Ciências Humanas Cineclube Cinema brasileiro Corpo Crianças Crítica (filosofia) Cultura brasileira Cura Desenvolvimento infantil Dispositivos Educação escolar Educação Epistemologia Esquizofrenia Estética (arte) Estigma social Estudo comparativo Eventos científicos e de divulgação Feminino Fenomenologia (filosofia) Fenomenologia Filosofia contemporânea Filosofia da diferença Filosofia da história Filosofia Filósofos Franceses Friedrich Nietzsche Fundamentos da Educação Fundamentos e Crítica das Artes Fundamentos e Medidas da Psicologia Genealogia Gilles Deleuze Governo Henri Bergson História cultural História da arte História da filosofia História da historiografia História da psicologia História oral História Historiografia brasileira Historiografia Immanuel Kant Inconsciência Inconsciente (psicologia) Indústria cultural Infância Instituições sociais Instituições Interação professor aluno Interdisciplinar Internação compulsória de doente mental Jogos Juizes Julgamento (direito) Justiça Lei Linguagem corporal Linguística, Letras e Artes Literatura Loucos Mal-estar Medicalização Memória (psicologia) Memória Metafísica Métodos de ensino Michel Foucault Mídias sociais Mimesis Música Ontologia (filosofia) Orientação sexual Ovídio Pensamento Percepção (psicologia) Percepção Pesquisa bibliográfica Pessoas mentalmente doentes Pierre Bourdieu Pobreza Poder político Política (ciências sociais) População Pós-estruturalismo Prazer Psicanálise da criança Psicanálise Psicanalistas Psicologia Social Psicologia Psicopatologia Psiquiatria infantil Psiquiatria Reforma psiquiátrica Resistência Reuniões científicas Saúde mental Século XX Semiótica Sexualidade Subjetividade Sujeito Supremo Tribunal Federal Tempo (filosofia) Tempo histórico Teoria crítica Teoria de representações Teoria e Filosofia da História Teoria estética Teoria freudiana Teoria queer Tragédia (literatura) Tutela Vida
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.