Busca avançada
Ano de início
Entree

Leandro Vieira dos Santos

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atua como pesquisador nas áreas de biologia sintética, engenharia metabólica e fisiologia de microrganismos de interesse agroindustrial. Também é pesquisador colaborador na UNICAMP, orientando alunos nos programas de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular do Instituto de Biologia e no programa da Bioenergia. Possui doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando em projetos de biologia sintética e modificação de microrganismos industriais. Mestrado em Microbiologia e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando na prospecção e identificação de genes relacionados a patogenicidade em fungos que infectam culturas de interesse comercial no Instituto de Biotecnologia aplicada a Agropecuária (BIOAGRO/UFV). Realizou um período como 'visiting reseacher'/posdoc na University of Liverpool (UK) em colaboração com o Prof Douglas Kell. Trabalhou na empresa GranBio/BioCelere, sendo responsável pelo desenvolvimento da primeira levedura geneticamente modificada integralmente desenvolvida no Brasil e que teve sua liberação comercial aprovada para uso no setor agroindustrial. Atualmente, o microrganismo está sendo utilizado pela indústria. Entre as patentes que possui, duas estão em utilização na indústria. Atuou como pesquisador II no CNPEM/LNBR (Laboratório Nacional de Biorrenováveis) no desenvolvimento de microrganismos para conversão de resíduos agroindustriais em biocombustíveis e bioquímicos renováveis. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: