Busca avançada
Ano de início
Entree

Vanessa Lucena Empinotti

CV Lattes ORCID


Ministério da Educação (Brasil). Universidade Federal do ABC (UFABC). Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Vanessa Empinotti desenvolve pesquisa em governança socioambiental, com foco em insegurança hídrica, relações entre o rural e o urbano e planejamento territorial a partir da perspectiva da Ecologia Política. Atualmente é Professora Adjunta de Planejamento e Política Rural na Universidade Federal do ABC, onde é vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, ao Bacharelado em Planejamento Territorial e ao Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Colabora como pesquisadora associada no Laboratório de Justiça Territorial - LabJuta da UFABC, onde coordena o grupo de pesquisa eco.t - Ecologia Política, Planejamento e Território. Sua pesquisa utiliza a perspectiva da Ecologia Política para analisar arranjos institucionais, governança ambiental e relações de poder. Atualmente, seu foco de pesquisa se concentra no estudo das estratégias de acesso à segurança hídrica desenvolvidos por populações não servidas pelo sistema de abastecimento de água; territórios hidrossociais e o planejamento territorial; e a gentrificação rural e o acesso aos recursos naturais. Sua rede de parceiros e pesquisa levaram à publicações em diversas revistas e livros nacionais e internacionais, além de participar de projetos e redes internacionais como XINGU: Integrando o planejamento do uso da terra e a governança da água na Amazônia: em busca da melhoria da segurança hídrica na fronteira agrícola do Mato Grosso 2013 - 2017 (Belmont Forum), Securing water for megacities: an analysis of water governance and scarcity in São Paulo Metropolitan Region 2015-2017 (British Academy), Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista 2017- 2022 (Temático FAPESP) e da rede Household Water Insecurity experiences - HWIE (National Science Foundation). É também Editora Adjunta da Revista Ambiente e Sociedade, além de parecerista de revistas nacionais e internacionais e agências de fomento. Vanessa é doutora em Geografia, com especialização em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Colorado em Boulder, EUA, mestre em Ciência dos Solos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/01/2022
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

ALVES, ESTELA MACEDO; GEERE, JO-ANNE; ARTEIRO DA PAZ, MARIANA GUTIERRES; JACOBI, PEDRO ROBERTO; DE CASTRO GRANDISOLI, EDSON ABREU; SULAIMAN, SAMIA NASCIMENTO. Water security in two megacities: observations on public actions during 2020 in Sao Paulo and London. WATER INTERNATIONAL, . (18/50088-5)

EMPINOTTI, VANESSA LUCENA; BUDDS, JESSICA; JEPSON, WENDY; MILLINGTON, NATE; FERRARA, LUCIANA NICOLAU; GEERE, JO-ANNE; GRANDISOLI, EDSON; ARTEIRO DA PAZ, MARIANA GUTIERRES; PUGA, BRUNO PEREGRINA; ALVES, ESTELA MACEDO; et al. Advancing urban water security: The urbanization of water-society relations and entry-points for political engagement. WATER INTERNATIONAL, v. 46, n. 6, SI, . (19/02074-8, 15/03804-9, 18/03355-8, 18/50088-5, 18/17626-3, 19/13233-0)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: