Busca avançada
Ano de início
Entree

José Antonio Puppim de Oliveira

CV Lattes ORCID


Fundação Getúlio Vargas (FGV). Escola de Administração de Empresas (EAESP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP e FGV/EBAPE). Também é professor colaborador da Universidade de Fudan (China) e Universidad Andina Simon Bolivar (UASB, Equador). Foi Diretor Assistente e Pesquisador Sênior do Instituto de Estudos Avançados sobre Sustentabilidade da Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS) no Japão (2009-2015). Tem mais de 20 anos de experiência em universidades, empresas, think-tanks, e órgãos governamentais e internacionais em pesquisa, ensino, treinamento e gestão acadêmica. Já trabalhou em mais de 20 países em todos os continentes. Sua pesquisa é multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das ciências sociais aplicadas e suas conexões com as ciências naturais e engenharia, atravessando diversas áreas de conhecimento, como planejamento, administração pública e empresarial, gestão, política ambiental, estudos de desenvolvimento, governança e estudos urbanos. Seu trabalho atual se concentra na economia política do desenvolvimento sustentável, particularmente nos aspectos referentes à sua governança, criação e desenvolvimento de instituições e implementação de políticas públicas em diversos níveis. Pesquisa como as instituições globais estão interrelacionadas à governança local, e vice-versa. Trabalha principalmente com pesquisa empírica e orientada à prática (policy-oriented) analisando quantitativamente e qualitativamente a governança envolvendo diversos tipos de atores socio-econômicos (ex: governos, organizações internacionais, ONGs e empresas), setores econômicos (ex: setores industriais) e escalas (internacional, regional, nacional e local). Foi assistente de pesquisa e ensino no MIT, professor adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ), professor pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) com uma bolsa Marie Curie da Comissão Européia e professor (Lecturer) da University College London (UCL), onde foi co-diretor do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Já coordenou programas de mestrado e doutorado e diversos projetos de pesquisa. Publicou mais de dez livros e dezenas de artigos em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. É avaliador-parecerista ad hoc e membro de diversos conselhos editoriais de revistas e instituições no Brasil e exterior, sendo editor chefe do periódico Public Administration and Development (Wiley) de 2010 a 2022. Possui graduação em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestrado em Planejamento Regional e Ambiental pela Universidade de Hokkaido, Japão e doutorado em Planejamento pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, EUA. Está entre os pesquisadores mais influentes do mundo (top 2%) (https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/3). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Un nuevo abordaje prevé soluciones integradas referentes a problemas hídricos, energéticos y alimentarios 
Nova abordagem prevê soluções integradas para problemas hídricos, energéticos e alimentares 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: