Busca avançada
Ano de início
Entree

Bruno Zanetti Ribeiro

CV Lattes


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Meteorologista pela Universidade Federal de Pelotas (2012), tem Doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2018; período de doutorado sanduíche na University at Albany, State University of New York) e mestrado em Meteorologia também pelo INPE (2014). É pesquisador de pós-doutorado na University at Albany, State University of New York, Estados Unidos, vinculado ao projeto PREEVENTS (Prediction of and Resilience against Extreme Events), com o foco nas causas da baixa previsibilidade de eventos de tempo severo utilizando um ensemble de convecção permitida do modelo MPAS (Model for Prediction Across Scales), do NCAR. Trabalha principalmente com tempestades severas e eventos meteorológicos extremos, previsibilidade e avaliação de modelos numéricos, geração de produtos para uso operacional em previsão de tempo severo e nowcasting. Entre os temas abordados em pesquisas estão ambientes sinóticos e de mesoescala e parâmetros convectivos associados a tempestades severas, dinâmica de mesoescala de sistemas convectivos e tempestades e fatores meteorológicos responsáveis por diminuição na previsibilidade numérica de fenômenos severos. Está envolvido com experimentos de campo para pesquisa de tempestades severas na América do Sul, como o SOS-Chuva e o RELAMPAGO, onde esteve envolvido com planejamento e monitoramento das missões, posicionamento de instrumentos e análise dos dados coletados. Participa da criação de um banco de registros de tempo severo (granizo, rajadas de vento, tornados) causados por tempestades convectivas no Brasil. Tem experiência profissional em previsão e monitoramento de tempestades, onde implementou o modelo WRF para previsão operacional de tempestades severas e geração de produtos personalizados para clientes. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 07/12/2019
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: