Busca avançada
Ano de início
Entree

Bruno Cossermelli Vellutini

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bruno possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e mestrado pelo Departamento de Zoologia do IBUSP (Brasil). Ele obteve o doutorado em Biologia Molecular e Computacional no Sars Centre pela Universidade de Bergen (Noruega). Atualmente é pós-doc no Instituto Max Planck de Biologia Molecular da Célula e Genética (MPI-CBG) em Dresden (Alemanha). Sua pesquisa é focada na biologia do desenvolvimento evolutiva (ou EvoDevo) usando invertebrados para desvendar como o desenvolvimento embrionário evolui. Ele tem experiência com abordagens moleculares para sequenciamento e estudo de genomas, análise de expressão gênica usando transcritomas e hibridização in situ, além de técnicas de microscopia avançadas como confocal, spinning-disk e lightsheet para o imageamento de embriões. Mais recentemente, ele está investigando como a mecânica de tecidos pode influenciar a evolução de inovações morfogenéticas no desenvolvimento embrionário de animais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/11/2024
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Vida de bolacha


Publicado em 15 de dezembro de 2009 - Pesquisa FAPESP. O vídeo retrata o ciclo de vida da bolacha-do-mar Clypeaster subdepressus, um equinodermo a exemplo da estrela-do-mar e do ouriço-do-mar, e fez parte do projeto de mestrado do biólogo Bruno C. Vellutini concluído em 2008 no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Os adultos da espécie foram coletados em fundos arenosos do Canal de São Sebastião, em São Sebastião, no litoral norte paulista, e induzidos a liberarem seus gametas (óvulos e espermatozóides). Foi feita a fecundação in vitro e o desenvolvimento dos embriões foi acompanhado no laboratório com microscopia de luz. Os números que aparecem no canto superior direito indicam quantas vezes as imagens foram ampliadas. Todas as filmagens foram realizadas no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP), em São Sebastião.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página