Busca avançada
Ano de início
Entree

Helga Caroline Peres

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, pela linha de pesquisas 'educação, cultura e subjetividade', tendo como foco de suas pesquisas a interface entre educação estético-cinematográfica, Teoria Crítica da Sociedade e ensino escolar. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP (2018-2021). Foi contemplada com bolsa de estágio e pesquisa no exterior/BEPE - FAPESP (2020), na área de didática e metodologias de pesquisa empírica, a ser realizado na European-Universität Flensburg, na Alemanha. Coordenou, durante dois anos (2018-2019), o curso de formação continuada em serviço para professores do Ensino Fundamental 'Novos olhares sobre o cinema na escola', junto à Secretaria Municipal de Educação de Araraquara-SP. Concluiu seu mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Araraquara (2016), na linha de pesquisas 'teorias pedagógicas, trabalho educativo e sociedade', abordando em sua dissertação o diálogo entre a linguagem cinematográfica e a formação docente. Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq (2014-2016). Foi professora do Programa de Educação Integral da Rede Municipal de Araraquara (2014-2018), ministrando oficinas de música e artes cênicas para alunos do Ensino Fundamental, e também professora do Ensino Fundamental I em Escolas do Campo de Araraquara (2013). É licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Araraquara (2012), e durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID- CAPES (2010-2012) e do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência Dante Moreira Leite/CENPE (2010-2011), desenvolvendo pesquisas na área de alfabetização, letramento e dificuldades de aprendizagem. Desde 2012 é vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação/UFSCar. Áreas de interesse: estética e educação; didática; Teoria Crítica da Sociedade; indústria cultural; fundamentos da educação; pesquisa social empírica; teorias pedagógicas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: