Busca avançada
Ano de início
Entree

Pedro Henrique Campello Torres

CV Lattes ORCID


Universidade Federal do ABC (UFABC). Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor (RDIDP) da área de Ciências Ambientais no Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais do Instituto de Biociências, na UNESP (Campus Litoral Paulista). Professor e orientador no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM), na USP. Faz parte do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade - IEA-USP, do INCLINE (INterdisciplinary CLimate INvestigation cEnter) e do GovAmb/IEE/USP. Foi bolsista (FAPESP/CNPq) do Programa de Fixação de Jovens Doutores na área de Planejamento Territorial - na Universidade Federal do ABC (UFABC). É doutor em Ciências Sociais com estágio de pesquisa (CAPES/Sanduíche) na Princeton University. Research Fellow do Earth System Governance Project e integra o Climate and Water Task Force do International Water Resources Association (IWRA). Após o Doutorado realizou quatro estágios pós doutorais (IEE/USP; University of California Santa Bárbara; IEA/USP e UFABC). Foi pesquisador no Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI. Foi Expert Review do Capítulo 6, AR6 do IPCC. Tem experiência profissional em organizações do terceiro setor , assim como em governo e consultorias técnicas. Trabalha com os temas da gestão e do planejamento - com ênfase nas desigualdades ambientais, adaptação justa às mudanças climáticas/justiça climática e cidades costeiras. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Dilemas ambientais-urbanos em duas metrópoles latino-americanas 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Dados atualizados em 11/01/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

COVID-19: epidemia tem impacto desigual na sociedade


Estreia em 21 maio de 2020 - Agência FAPESP. O novo coronavírus (SARS0CoV-2) tem impactado de forma desigual os territórios urbanos brasileiros. O número de casos e de mortes por COVID-19 tende a ser maior nas áreas periféricas e em regiões que antes da crise global já sofriam com problemas como falta de moradia digna, acesso deficiente à água e saneamento, altos índices de poluição do ar e contaminação do solo. Em entrevista à Agência FAPESP, os pesquisadores Pedro Henrique Campello Torres, pesquisador visitante na Bren School of Environmental Science & Management, University of California Santa Barbara (UCSB), nos Estados Unidos; e Pedro Jacobi, supervisor do estudo de pós-doutorado e coordenador do programa temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às Mudanças Climáticas, falam do estudo que vai analisar como o novo coronavírus afeta a população do Brasil e Estados Unidos, levando em conta características sociodemográficas distintas relacionadas a fatores que levam a maior vulnerabilidade ambiental.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.