Busca avançada
Ano de início
Entree

Felipe de Moura Souza

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em Ciência e Tecnologia em Química pela Universidade Federal do ABC (2021) e Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo, campus São Paulo (2015). Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo, campus São Carlos no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) no ano de 2021. Desde 2021 é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Princesa Isabel, no qual atua na docência de nível médio e superior, desenvolve pesquisas nas áreas de eletroquímica e eletroanalítica. Possui Técnico em Química pelo Colégio Estadual Dom Pedro I, Petrópolis/RJ (2011). Realizou estágio e trabalhou por 2 anos como técnico de controle de qualidade na empresa Rio de Janeiro Refrescos (Coca Cola/Grupo Andina). Foi bolsista de Pós doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) trabalhando na pesquisa cientifica "Eletrodos a base de Niobato de sódio decorados com WO3 e CeO2 para degradação do agrotóxico organofosforado acefato por processos eletroquímicos oxidativos avançados". Foi bolsista de Doutorado Direto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) trabalhando com "Desenvolvimento de nanoeletrocatalisadores de Paládio e Nióbio para células a combustível de etanol direto alcalinas". Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 2013 no IFSP. Realizou iniciação científica no IFSP em 2014 no seguinte tema: "O avanço das teorias ácido-base e sua perspectiva para o ensino: O caso de Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis". Realizou iniciação científica na Universidade de São Paulo no ano de 2015. Tem experiência na área de Eletroquímica, com ênfase em célula a combustível, atuando principalmente nos tópicos: síntese de nanopartículas com modificação de estrutura a base de Paládio, Nióbio, Platina, Cério, Estanho, Ferro, Manganês e Tungstênio; estudo de reações de eletrooxidação de monóxido de carbono, metano, etanol, glicerol, etilenoglicol, metanol e acetol. Tem experiência em caracterização de materiais e moléculas utilizando as seguintes técnicas: ICP-MS, CG-MS, HPLC, MEV-FEG/EDS, DRX, TGA, BET, XPS FTIR, FT-Raman, Raman, Ângulo de contato, Potencial Zeta, espectrofotômetro UV-Vis, e Potenciostato-Galvanostato. Tem experiência na área de História da Química, com ênfase nas teorias ácido-base. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Pesquisa testa o uso de nióbio como catalisador em célula a combustível 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: