Busca avançada
Ano de início
Entree

Alex da Silva Martire

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Alex Martire é historiador (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP) e arqueólogo (Mestre e Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia - USP), tendo desenvolvido sua pesquisa de Doutorado na área de Ciberarqueologia pelo MAE-USP. Tem experiência em História e Arqueologia Clássicas, especializando-se em Roma Antiga e Tecnologias voltadas à Arqueologia (Realidade Virtual e Aumentada). Sua dissertação de Mestrado versou sobre as técnicas e tecnologias empregadas na mineração romana antiga da Hispânia. Seu doutorado versou sobre a construção virtual e interativa da área de mineração antiga denominada Vipasca, ao sul de Portugal (atual Aljustrel). O pesquisador possui artigos publicados sobre o diálogo entre Realidade Virtual e Arqueologia em importantes eventos acadêmicos nacionais e internacionais, como o CAA (2016), a SVR (2014/2015) e a AIAC (2013). Atualmente, é pesquisador do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP, MAE-USP; www.larp.mae.usp.br), sendo responsável pelo desenvolvimento da área de ciberarqueologia, à qual é o primeiro a ter projeto de pesquisa acadêmico registrado em âmbito nacional (financiado pela FAPESP). Os trabalhos ciberarqueológicos dirigidos pelo pesquisador no LARP já foram objetos de pauta em meios midiáticos impressos e digitais.É coordenador do Grupo de Pesquisa no CNPq "ARISE - Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas" (www.arise.mae.usp.br), analisando arqueojogos e sua influência na cultura atual. Também desenvolve, junto ao Museu Municipal de Aljustrel (Portugal), projetos interativos ciberarqueológicos sobre o patrimônio histórico e arqueológico local. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/08/2019
3 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: