Busca avançada
Ano de início
Entree

Bruno Pinheiro

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possuo graduação em Midialogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007-2011). Realizei mestrado em Estética e História da Arte no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP, 2013-2016), com pesquisa orientada pela Profa. Dra. Helouise Lima Costa e financiada pela CAPES. Durante o mestrado desenvolvi pesquisa a partir da aproximação dos campos da Cultura Visual e Relações Raciais, analisando a representação das populações negras de Salvador nas reportagens fotográficas da revista O Cruzeiro no pós segunda guerra. Atualmente realizo doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP (2017-2022), realizando pesquisa orientada pela Profa. Dra. Silvana Barbosa Rubino e financiada pela FAPESP. Nessa pesquisa, analiso as formas como pintores e escultores negros atuantes em Salvador entre 1947 e 1964 negociavam sua participação nas dinâmicas do sistema de arte moderna estabelecido na cidade, frente às experiências de racismo sistemático. Entre fevereiro de 2020 e e fevereiro de 2021, passei a atuar como pesquisador visitante no Institute of Fine Arts da New York University, sob a supervisão do prof. Dr. Edward Sullivan. Estadia financiada pela FAPESP a partir da Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). Desde 2015 sou membro da Associação Nacional de História, associado ao grupo de trabalho Cultura Visual e História. Desde 2018, faço parte da equipe da Fabrica de Ideias - curso avançado em relações raciais e estudos africanos, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA (POSAFRO), em parceria com diversas instituições. Realizamos a edição do curso em 2018 em Macapá/AP, com colaboração da UNIFAP, UEAP, UNICAMP, Capes, CNPq e Ford Fundation, e a edição de 2019 em Salvador/BA, com apoio da UNICAMP, UFMA, Capes e Universidade de Beyreuth. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/09/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: