Busca avançada
Ano de início
Entree

Álvaro Paiva Braga de Sousa

CV Lattes


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Instituto Butantan  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Butantan (2006), pós-doutorado em Engenharia Biomédica (2007), pela FAPESP-Instituto Butantan-IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares). Atua em pesquisa e desenvolvimento de bioprocessos celulares; produção de anticorpos monoclonais e proteínas recombinantes. Desenvolvimento de meios de cultivo com baixas concentrações de soro fetal bovino e/ou livre de soro fetal bovino. Otimização de bioprocessos celulares para obtenção de culturas de células de mamíferos em frascos tipo Spinner, Roller e Biorreatores. Desenvolvimento de estratégias de purificação e caracterização de anticorpos monoclonais e proteínas recombinantes em sistemas de HPLC. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Alfenas/Unifenas (1997), tem experiência em cultivo de células de mamíferos e de insetos em monocamada e suspensão (Spinners e Biorreatores), tais como: Hibridomas, VERO, CHO, BHK-21, S2, S2GPV, SF-21, SF-9 para obtenção de proteínas heterólogas, produção de vacinas víricas de uso humano e veterinário e hormônios recombinantes em células CHO com potencial aplicação terapêutica em humanos. Otimização da replicação de Baculovírus AgMNPV e AcMNPV para produção de bioinseticidas por Baculovírus. Proteoma: purificação e caracterização de proteínas bioativas originadas de toxinas animais: antimicrobiana, antiapoptótica, antiviral, e com efeito na otimização da expressão de proteínas recombinantes utilizando Cromatografia Líquida de Alta Resolução (HPLC); géis de proteína (SDS-Page) e agarose, dosagens de proteína (BSA,Lowry). Estudos de apoptose por Citometria de Fluxo (FACS) e corantes fluorescentes. Coordenação de área limpa de produção de vacinas virais e imunobiológicos, boas práticas de fabricação de imunobiológicos, provas de esterilidade, esterilização e descontaminação de materiais. Monitoramento microbiológico ambiental de área limpa de produção de imunobiológicos. Criação e manutenção de animais de laboratório (camundongos, cobaias, ratos e aves) em Biotério convencional controlado de criação. ontrole biológico de qualidade de vacinas virais. Obtenção de anticorpos monoclonais por fluído ascítico em camundongos BALB/c. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/11/2019
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

VENTINI, DANIELLA C.; DAMIANI, RENATA; SOUSA, ALVARO P. B.; DE OLIVEIRA, JOAO E.; PERONI, CIBELE N.; RIBELA, MARIA T. C. P.; BARTOLINI, PAOLO; TONSO, ALDO; SOARES, CARLOS R. J.; PEREIRA, CARLOS A.. Improved Bioprocess with CHO-hTSH Cells on Higher Microcarrier Concentration Provides Higher Overall Biomass and Productivity for rhTSH. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 164, n. 4, p. 401-409, . Citações Web of Science: 2. (07/52264-0, 02/09482-3, 06/57794-5, 05/60826-3)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: