Busca avançada
Ano de início
Entree

Raffaela Silvestre Ignarro

CV Lattes Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Obteve o título de Doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular, Área de Fisiologia (UNICAMP) em março de 2016. O objetivo do projeto de pesquisa foi estudar células neoplásicas de glioblastoma humano e de glioma de rato e avaliar um possível efeito terapêutico in vitro de duas drogas administradas isoladamente ou em combinação. Foram avaliados aspectos importantes para o fenótipo e gênese tumoral, tais como proliferação, morte, capacidade invasiva e expressão gênica destas células. Obteve o título de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular, Área de Fisiologia (UNICAMP) em 2011. O projeto de pesquisa envolveu aspectos importantes da área de Neurociências; tais como a astrogliose e neurogênese que ocorrem após lesão do Sistema Nervoso Central, em camundongos adultos. Especificamente, o projeto investigou os processos de morte celular, formação de novos neurônios e reação astrocitária em um modelo experimental da Doença de Huntington, no qual realizava-se lesão estereotáxica do estriado de camundongos. Graduou-se em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2008. Possui experiência didática para a Graduação na área de Fisiologia Humana, devido à participação no programa PED/UNICAMP (Programa de Estágio Docente). As disciplinas das quais participou tinham como conteúdo: neurofisiologia, fisiologia cardiovascular, renal e respiratória. Durante dois anos, ministrou aulas de Fisiologia Humana na Faculdade de Americana (FAM) para os cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina. Entre 2018 e 2021, foi pós-doutoranda do Laboratório de Regeneração Nervosa, do Instituto de Biologia da UNICAMP, sob supervisão do Prof. Dr. Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira e financiamento da FAPESP. Especificamente, estudou a modulação de moléculas do sistema imune em astrócitos corticais humanos cultivados in vitro e seu potencial para a neuroproteção e sobrevivência neuronal. Atualmente, é integrante da Força-Tarefa do COVID-19 da UNICAMP, realizando exames para diagnóstico do vírus. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: