Busca avançada
Ano de início
Entree

Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e pesquisador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI). É coordenador do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. Graduou-se em percussão pelo Instituto de Artes da UNESP e realizou seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música". Foi pesquisador associado e professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP de 1997 a 2002. Durante esse período coordenou o Centro de Linguagem Musical (CLM) juntamente com o compositor Silvio Ferraz. Suas composições para diferentes formações camerísticas e meios eletrônicos foram apresentadas em diversos teatros e festivais de música. Tem trabalhado regularmente na produção de performances interativas e eventos multimídia. Como pesquisador tem se dedicado particularmente ao estudo e utilização de novas tecnologias musicais. Entre 1994 e 1995 fez estágio como pesquisador associado no Center for New Music and Audio Technologies (CNMAT) da Universidade da California em Berkeley desenvolvendo pesquisa sobre sistemas musicais interativos (Bolsa CNPq). Em 2003 realizou estágio como pesquisador visitante no Electronic Music Studio da McGill University em Moltreal, Canadá (Bolsa Fapesp) e em 2006 no Ircam, em Paris (Bolsa Fapesp). Em 2008 foi compositor-residente no VICC-Visby International Centre for Composers, na Suécia. É pesquisador do CNPq e autor dos livros "Música: Processo e Dinâmica" (1993) e "Música e Mediação Tecnológica" (2009) além de vários outros artigos. Suas áreas de interesse são: sonologia, música e tecnologia, estudos do som, arte sonora, experimentalismo na música e acústica musical. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Exposição de obras sonoras explora interface entre arte e ciência 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Arte e ciência

Publicado em 09 de abril de 2019 - Agência FAPESP. Exposição de obras sonoras explora interface entre arte e ciência. Com 20 trabalhos de diferentes autores, oficinas e performances, a ocupação Sons de Silício procura transpor dados obtidos pela ciência em estruturas sonoras. Mostra permanece no Espaço das Artes, na USP, até 26 de abril de 2019.

Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

MARCELO QUEIROZ; FERNANDO IAZZETTA; FABIO KON; MÁRCIO HENRIQUE A. GOMES; FÁBIO L. FIGUEIREDO; BRUNO MASIERO; LEO K. UEDA; LUCIANA DIAS; MÁRIO HENRIQUE C. TORRES; LEANDRO F. THOMAZ. AcMus: an open, integrated platform for room acoustics research. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 14, n. 3, p. 87-103, . (02/02678-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SILVA, Lílian Campesato Custódio da. Arte sonora: uma metamorfose das musas. 2007. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (05/52397-5)

FIGUEIREDO, Fábio Leão. "Parâmetros acústicos subjetivos: critérios para avaliação da qualidade acústica de salas de música". 2005. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (02/10660-3)

OBICI, Giuliano Lamberti. Gambiarra e experimentalismo sonoro. 2014. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (11/01874-9)

COELHO, Fabiana Moura. A influência da configuração do trato vocal na sonoridade da flauta. 2014. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (10/06510-2)

ARANGO, Julian Jaramillo. Network Music: criação e performance musical colaborativa no âmbito das redes de informação. 2014. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (10/12514-0)

BANDEIRA, André Damião. Música móvel crítica. 2015. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (13/08763-3)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: