Busca avançada
Ano de início
Entree

Thomas Jacques Cortado

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: França

Pós-doutorando na Unicamp com bolsa da FAPESP, doutor em antropologia social pelo Museu Nacional (PPGAS/UFRJ, 2018), dedico meus estudos aos processos de urbanização nas fronteiras das grandes metrópoles, do ponto de vista tanto das práticas nativas quanto das tecnologias de governo. Tenho forte experiência internacional, com passagem pela França (graduação em Ciências Sociais pela Universidade Paris X Nanterre em 2018, mestrado em Etnologia e Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales em 2012), pelos Estados-Unidos (aluno visitante na Universidade Johns Hopkins em 2011) e pelo Brasil. Na França, em 2007, passei no concurso da prestigiosa École Normale Supérieure (UIm), em oitavo lugar entre 496 candidatos. Participei de vários projetos de pesquisa transnacional, para os quais concebi sites e produzi traduções, sendo que agora estou vinculado ao projeto CAPES-Cofecube "Governar a incerteza". Participei também de vários eventos internacionais, nos Estados-Unidos, na Europe e no Brasil. Além dos estudos urbanos, as minhas pesquisas estão relacionadas às áreas da Antropologia da Política, da Antropologia da Economia (sou pesquisador associado ao NuCEC vinculado ao PPGAS/MN) e da Antropologia da Família (sou membro do Grupo CASA vinculado ao IESP). Na interface entre essas áreas e os estudos urbanos, analisei as práticas de autoconstrução, as dinâmicas familiares e as relações de propriedade na periferia do Rio de Janeiro. Procurei sempre dialogar com tradições disciplinares diferentes e diversificar as minhas ferramentas metodológicas, reforçando assim o caráter interdisciplinar das minhas pesquisas, no cruzamento da antropologia, da sociologia e da história social. Ao mesmo tempo em que pretendo ganhar experiência na área da docência, gostaria de dar continuidade a essas pesquisas, acrescentando-lhes uma dimensão comparativa, estudando objetos semelhantes em outros contextos sociais e nacionais. Junto com Júlia O'Donnell e Marcella Araujo, estou agora montando uma rede de pesquisadores que estudam a Zona Oeste do Rio de Janeiro. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/12/2021
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: