Busca avançada
Ano de início
Entree

Paulo Eduardo de Barros Veiga

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Paulo Veiga é pós-doutorando do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa concedida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sob supervisão do Prof. Dr. Rubens Russomanno Ricciardi. Nesse momento, dedica-se ao estudo epistemológico de textos latinos da Idade Média sobre Teoria Musical. Fez o doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr), sob orientação do Prof. Dr. Márcio Thamos, com quem fez, também, o mestrado, na mesma faculdade. Neste período, recebeu apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e foi contemplado pelo Programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do governo canadense, tendo estudado na University of Winnipeg, província de Manitoba. No Doutorado, voltou-se ao estudo de Poética, Mitologia e Tradução, analisando hexâmetros de Ovídio sobre a Cosmogonia. No Mestrado, desenvolveu pesquisa acerca de Tradução e Crítica Literária, comparando versos de Virgílio e Ovídio sobre o mito de Orfeu e Eurídice. Possui graduação em Letras (Licenciatura e Bacharelado em Português e em Latim) também pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr). Em âmbito de Iniciação Científica, produziu relatórios departamentais sobre Ensino de Latim e sobre Poética e Tradução, com foco em língua e literatura latinas. Já foi professor do curso de Letras (Licenciatura em Português e em Inglês) do Centro Universitário Moura Lacerda (CML), unidade sede, e do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), onde também foi editor da Revista Vocábulo, dentre outras funções; ambos localizados em Ribeirão Preto (SP). Como experiência pessoal, viveu em Londres (Reino Unido), de 2011 a 2012, onde frequentou a instituição Princes College, voltada ao estudo da língua inglesa. Atualmente é sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e participa do Grupo de Pesquisa LINCEU - Visões da Antiguidade Clássica (cadastrado na base dos Grupos de Pesquisa/CNPq), do Grupo PoMA - Poética e Métrica na Antiguidade, do Grupo de Pesquisa do CNPQ/USP - Entre gramática e retórica grega e latina, e do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM). Quanto à produção artístico-musical, atua como violinista na USP Filarmônica e na Oficina Experimental da USP, executando tanto obras do século XVII quanto composições contemporâneas. Em relação à produção literária, já publicou poemas em antologias brasileiras, tendo sido selecionado em mais de cinco concursos. Endereço eletrônico: pauloveiga@usp.br (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: