Busca avançada
Ano de início
Entree

Jane Mary Pereira de Almeida

CV Lattes GoogleMyCitations


Instituto Presbiteriano Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Jane de Almeida é professora e pesquisadora do programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e foi coordenadora do Programa de 2009 a 2011 e em 2014. Foi Visiting Fellow no departamento de História da Arte da Harvard University e professora convidada do Visual Arts Department da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD), nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2018. Em 2018 foi artista em residência do Arthur C. Clarke Center for Human Imagination (http://imagination.ucsd.edu/about), na UCSD. É professora do curso de graduação em Comunicação e Multimeios da PUC/SP. Publicou os livros Achados Chistosos (Educ/Fapesp), Ordenação e Vertigem: Arthur Bispo do Rosário (Org. 2 vols., CCBB), Grupo Dziga Vertov (Org. CCBB/MinC/witz), Alexander Kluge: O quinto ato (CosacNaify), Cinegrid: Cinemas Futuros (Org. CINUSP), Harun Farocki: Programando o Visível (Org. CINUSP). Fez curadoria de filmes 4k no FILE, 2008 e organizou o evento FILE Transcontinental 2009. É membro e organizadora do CineGrid Brasil Workshop (2008, 2009, 2011 e 2014). Foi curadora da exposição de artes visuais Ordenação e Vertigem (Centro Cultural Banco do Brasil/2003) e das mostras de cinema Metacinemas (2004), Grupo Dziga Vertov (2005), Alexander Kluge: o quinto ato (2007), entre outras. Foi curadora das exposições de artes visuais Harun Farocki: Programando o Visível no Paço das Artes e Ulla, Ulla, Ulla. Marcianos, intergalácticos e humanos (Casanova), Off-the-radar (Visual Arts Gallery-UCSD). Coordenou o Grupo de Trabalho Sensemaking (RNP), Projeto Marte (MackPesquisa), entre outros. Jane de Almeida dirigiu o curta metragem 2014k (4k 3d, 2010), exibido durante a Copa do Mundo de futebol da FIFA, Joanesburgo e no CineGrid, San Diego, o média metragem EstereoEnsaios Rio de Janeiro (4k 3d, 2011), exibido em Paris na Maison de L'Amérique Latine, no CineGrid em San Diego, na Mostra Sesc de Filmes de Artes, na Mostra Tecnofagias, no Instituto Tomie Ohtake; os curtas Openmouthed (4k, 2014), The diving (4k, 2014), Pixel Race (4k, 2015), exibidos no CineGrid em San Diego e no TIFF (Tokyo International Film Festival), e o média metragem EstereoEnsaios São Paulo (4k 3d, 2018). Foi co-roteirista dos filmes 500 Almas (longa-metragem, 2004, com vários prêmios nacionais e internacionais), Invenção de Limite (premiado com o Hubert Bals Fund) e roteirista dos filmes EstereoEnsaios (2011), 2014k (curta metragem, 2010). Participou da finalização do curta-metragem Enigma de um dia (melhor curta em Gramado e selecionado para o Festival de Veneza). Recentemente, dirigiu o média-metragem EstereoEnsaios São Paulo (2018) com exibição no CineSesc. Jane de Almeida possui graduação em Psicologia pela PUC/MG (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (CNPq 130927/1993-7, 1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (estágio no Boston College/EUA- CAPES 1653-98-9, 2000). Realizou seu pós-doutorado em História da Arte na Harvard University (CAPES (2232-04-9). Pesquisa cinemas contemporâneos e arte, as novas imagens computadorizadas e cinema científico. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/09/2019
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: