Busca avançada
Ano de início
Entree

Arnaldo Naves de Brito

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade de Brasília (UnB) (1984 e 1987), doutorado em Espectroscopia Eletrônica - Uppsala Universitet (1991), 3 anos de pós-doutorado no laboratório síncrotron sueco, Max-Lab (1994) e Libre Docente pela UNICAMP (2008). Foi professor adjunto da UnB e pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Desde 03/2011 é professor associado na UNICAMP. Tem experiência na área de espectroscopia eletrônica e de massa aplicada a átomos, moléculas e superfícies. O pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: radiação síncrotron, XPS em alta resolução, espectroscopia Auger, Auger ressonante e estudo da estrutura eletrônica e canais de foto-fragmentação do ozônio e outras moléculas de interesse atmosférico. Desenvolveu uma nova técnica espectroscópica que permite obter muito mais informações quânticas de átomos que possam ser resfriados a laser e aprisionados em armadilhas magneto óticas. Estuda processos de fotólise em multi-camadas congeladas contendo moléculas importantes para origem molecular da vida. Recentemente é pioneiro, nas Americas, no estudo de superfícies líquidas, a nível molecular, utilizando espectroscopia de foto-elétrons (ex: água e soluções). Tal linha tem aplicações no desenvolvimento de novos combustíveis solares, na área do meio ambiente (aerosol) e interação da radiação com organismos vivos. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/08/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: