Busca avançada
Ano de início
Entree

Regina Elaine Santos Cabette

CV Lattes


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui, graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006), pós-doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e pós-doutorado em Computação e Matemática Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). É Professora no UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Lorena e membro do comitê de ética em pesquisa do UNISAL. Atuou como pesquisadora colaboradora do projeto temático da FAPESP - Dinâmica de Satélites Artificiais, no item ATITUDE e ESTABILIDADE DE SATÉLITES. É membro da Comissão de Ética em Pesquisa do UNISAL. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Inovação Acadêmica, Sustentável e Social que possui duas linhas de pesquisa definidas sendo Projetos Inovadores de Aprendizagem e Projetos Sustentáveis e Sociais. São projetos inovadores de aprendizagem: melhoria de processos de aprendizagem, gestão de operações nos cursos de engenharia, gestão de disciplinas optativas e complementares e projetos sustentáveis e sociais: sustentabilidade voltada a eficiência energética, utilização de energias renováveis, economia de recursos naturais, e melhoria sociais como acessibilidade e tecnologia assistiva. Participa como revisora dos periódicos: Acta Astronautica e Mathematical Problems in Engineering. Participa como revisora de projetos de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Possui trabalhos desenvolvidos nas áreas: Engenharia Aeroespacial, Trajetórias e Órbitas, Estabilidade de Satélites Artificiais, Movimento Rotacional, Estabilidade e Controle, Torques Externos Atuantes em Satélites. Todos esses trabalhos abrangem o setor de atividade em Astronáutica e Espaço. Possui projetos de desenvolvimento tecnológico como o UNISAL CELERITAS que é um projeto de criação de um carro ecológico. O projeto tem uma característica sustentável, pois sua principal função é aumentar o tempo de carga da bateria com métodos renováveis de captação de energia.O projeto UNISAL CELERITAS apresenta várias fontes de geração de energia, no caso: solar ou fotovoltáicas, eólica e a energia reaproveitada dos freios. A utilização de várias formas de geração de energia elétrica torna-se complexa, necessitando assim de um controle para que haja máxima eficácia na utilização da energia. Além disso, o grupo se dedica também a construção de um carro elétrico e um mini baja para competição e projetos na área da tecnologia assisitiva. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 30/11/2019
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: