Busca avançada
Ano de início
Entree

Luis Miguel Gomes Abegão

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Portugal

Possui graduação em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - FCT/UNL (2010), revalidado pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Engenharia Física pela FCT/UNL (2012), doutorado em Física da Matéria Condensada pela Universidade de Federal de Sergipe (2017), pós-doutorado na Universidade de Yale (2018-2020) e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2020). Desde 2013, o Luis realiza pesquisas na área da ótica e da fotônica. Operando lasers e osciladores/amplificadores óticos paramétricos com diferentes regimes temporais (nanosegundo, picosegundo e femtosegundo), o Luis adquiriu experiência na montagem de várias configurações óticas, tais como, Z-Scan e Hyper-Rayleigh Scattering. Ele também tem experiência com fontes de luz contínuas, como por exemplo, lasers de Nd-YAG e de He-Ne, além de light-emitting diodes . A análise de dados experimentais de espectroscopia ótica linear e não linear também é uma das suas habilidades. Além disso, o Luis usa o software Gaussian para prever algumas das propriedades óticas lineares e não lineares de moléculas orgânicas. Ao combinar resultados experimentais e teóricos, ele pode interpretar melhor a resposta ótica não linear de compostos orgânicos. Durante os seus dois anos na Universidade de Yale, enquanto Postdoctoral Associate ele trabalhou em um projeto financiado pelo Department of Homeland Security dos Estados Unidos e pela agência norte-americana National Nuclear Security Administration National. O seu papel neste projeto foi ajudar na melhoria da leitura ótica de detectores de emulsões super-aquecidas, bem como desenvolver novos dispositivos fotônicos para materiais de radiofotoluminescência e luminescência oticamente estimulada. O Luis também realizou pesquisa no grupo de Fotônica do Insituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, com a posição de Pós-Doutorado (bolsa concedida pela FAPESP), na área da ótica não linear. Atualmente, o Luis é Professor Adjunto Classe A da Universidade Federal de Goiás, tendo como enfoque pesquisa científica na área da Ótica & Fotônica. Ele também é revisor das seguintes revistas científicas internacionais: Photonics, Sensores, Biosensors, Applied Physics A, Applied Physics B, Animals, Entropy, Applied Sciences, Coatings e Journal of Photochemistry and Photobiology D. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/05/2021
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: