Busca avançada
Ano de início
Entree

Tiago da Silva Alexandre

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Taubaté (2003), Especialização em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP - EPM / 2004), Mestrado em Reabilitação (UNIFESP - EPM / 2007), Doutorado em Saúde Pública pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP (2013) com estágio sanduíche no Sealy Center on Aging na Universidade do Texas (USA) e Pós-Doutorado no Departamento de Saúde Pública e Epidemiologia da University College London (UK). Foi Coordenador Multicampi de Acompanhamento de Programas de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pós-Graduação de 2018 a 2021. Atualmente é Docente do Curso de Gerontologia e Orientador Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Fisioterapia (Conceito 7 CAPES) e Pós-Graduação em Gerontologia (Conceito 3 CAPES) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Nível 2. Possui título de Especialista em Fisioterapia em Gerontologia pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE) e em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) sendo membro da Diretoria da ABRAFIGE desde sua criação em 2017 e da Seção São Paulo da SBGG de 2012 a 2020. Foi Presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-SP de 2018 a 2020 e Diretor Científico da ABRAFIGE de 2017 a 2021. Atualmente é Presidente da ABRAFIGE (2021/2023) bem como representante do Comitê Latino Americano em Geriatria e Gerontologia (COMLAT) na Global Social Initiative on Aging (GSIA) vinculada à International Association for Gerontology and Geriatrics (IAGG) desde 2018. É líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia e Envelhecimento - GEPEN - sediado no Departamento de Gerontologia da UFSCar, desenvolvendo as Linhas de Pesquisa: Epidemiologia da Fragilidade e Estratégias de Enfrentamento; Envelhecimento Osteomuscular: Impactos Funcionais e Mecanismos de Reabilitação; Transtornos Mentais Neurocognitivos: Epidemiologia, Fatores Associados e Instrumentos de Avaliação; e Família e Cuidador. Coordena O International Collaboration of Longitudinal Studies of Aging (InterCoLAging) um consórcio de estudos longitudinais envolvendo o ELSA Study (English Longitudinal Study of Aging), o MHAS Study (Mexican Health and Aging Study) e o Estudo ELSI (Estudo Longitudinal da Saúde e Bem Estar dos Idosos Brasileiros), todos estudos longitudinais de múltiplas coortes. A finalidade do InterCoLAging, sediado no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é unir esforços, numa colaboração internacional, envolvendo estudos longitudinais. Além disso, coordena o Estudo Envelhecimento Musculoesquelético: repercussões metabólicas, funcionais e risco de mortalidade em pessoas com mais de 50 anos de idade, um Projeto Jovem Pesquisador financiado pela FAPESP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: