Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Rosa Chagas Cavalcanti

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ana Rosa Chagas Cavalcanti (Ph.D.) arquiteta, urbanista e pesquisadora que estuda a informalidade urbana e as produções sócio-espaciais de pessoas que moram em assentamentos subnormais (slums/favelas) para melhor atender à moradia social no contexto da pobreza urbana. Ela realizou pesquisas de campo (utilizando de métodos participativos e etnografia) em algumas das favelas mais pobres do Brasil desde 2008 (mais de dez anos) e viveu na Grota do Telégrafo para realizar sua pesquisa (2014-2015). Sua pesquisa que iniciou em 2008 explora teorias e abordagens práticas sobre o tema da arquitetura e planejamento urbano. Ela está particularmente focada na relação entre trabalho e espaço. Os resultados e as realizações de sua pesquisas foram publicados em periódicos científicos como o Traditional Dwellings and Settlements Review (Universidade de Berkeley), com o subsídio de pesquisa (grant) da Volkswagen Foundation em 2018 (voltado para pesquisadores emergentes em areas de risco), e com o subsídio de pesquisa (grant) do Global Architectural History Teaching Collaborative (GAHTC) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Universidade de Washington (UW) em 2019-2020, sobre temas como moradia e desenho urbano, habitat humano, trabalho de habitantes das favelas, design (teoria e prática) e direitos humanos. Ana Rosa Chagas Cavalcanti é autora do livro 'Housing Shaped by Labour: Architecture of Scarcity in Informal Settlements' (em português 'Habitação Moldada pelo Trabalho: A Arquitetura da Carencia em Assentamentos Informais'), publicado em 2018 pela editora Jovis Press em Berlin. Em 2014, ela fundou " Escola de Arquitetura da Favela/School of Favela Architecture," um espaço na favela onde se trocam conhecimentos sobre arquitetura com os moradores da "Favela do Telegrafo" , Maceió, onde ela viveu e documentou padrões socio-economicos e arquitetônicos das favelas. Este trabalho se desenrolou em diversas exposições, palestras e aulas, além de artigos em conferências internacionais e nacionais. Ana Rosa atuou como consultora e/ou colaboradora de eventos e reports internacionais. Ela atua como revisora de periódicos e foi convidada e ou selecionada para participar de fellowships e eventos em universidades na Europa (TU Delft, ETH Zurich) e Estados Unidos (Harvard GSD, MIT, Universidade de Berkley), ou envolvendo organizações supra-nacionais como a ONU-Habitat (Urban Thinking Campus da TU Delft, em 2017). Site: https://www.anarosachagascavalcanti.com/ (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 20/02/2021
1 Bolsas no país em andamento

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: