Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Pizzuti Pes

CV Lattes ORCID


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM, Mestre em Meteorologia pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos CPTEC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ?INPE, Doutor em Ciência do Sistema Terrestre pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre CCST/INPE. Realizou Doutorado sanduíche na Universidade Carl Von Ossietzky, Oldenburg - Alemanha, junto ao grupo Energy Metheorology - ForWind. Desenvolveu sua pesquisa de Pós-Doutorado no Institut für Meteorologie und Klimatologie da Leibniz Universität na área de espectroradiometria e otimização da inclinação no uso de painéis fotovoltaicos. Atualmente é pesquisador colaborador da UNIFESP em pesquisas na área de energia. Foi membro do Laboratório de Modelagem de Recursos Renováveis de Energia - LABREN do Centro de Ciência do Sistema Terrestre e gestor técnico do Sistema Nacional de Organização de Dados Ambientais para o Setor de Energia - Rede SONDA, coordenada pelo CCST/INPE. Foi bolsista/colaborador em diversos programas e projetos em recursos renováveis de energia tal como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas INCT; Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente UNEP; Divisão de Meio Ambiente - DMA/CPTEC; Laboratório de Recursos de Energias Renováveis do Centro Regional Sul - CRS/INPE; trabalhando em pesquisa de levantamento do potencial solar e eólico da região central do estado do Rio Grande do Sul com base na Rede SONDA. As atuais linhas de pesquisa são energia eólica e solar, com foco em potencial eólico e fotovoltaico, ventos extremos, Mudanças Climáticas, estudos climatológicos e de variabilidade de potencial eólico e solar e métodos de qualificação de dados ambientais para o setor de energia. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/01/2022
1 Bolsas no país em andamento

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: