Busca avançada
Ano de início
Entree

Francides Gomes da Silva Júnior

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Engenheiro Florestal formado pela Universidade de Brasília (1990), com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia/DF. Mestre em Ciência e Tecnologia de Madeiras pela Universidade de São Paulo/Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, IPT (1994). Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Entre 1994 e 1998 atuou na empresa Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria) onde desempenhou diversas funções, envolvendo desde a operação e controle de linha de fibras, concepção e implantação de programa de qualidade de madeira para uso industrial, produção de polpa celulósica, desenvolvimento de processo e produto e suporte técnico a área comercial (mercado interno e externo). Professor da Universidade de São Paulo desde 1998. Livre Docente pela Universidade de São Paulo (2005). Professor Associado 2 junto a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP desde 2013. Entre 2000 e 2001 realizou programa de pós-doutoramento junto ao Institute of Paper Science and Technology do Georgia Institute of Technology (Atlanta, EUA) na área de simulação de processos modificados de polpação. Em 2013 realizou programa de pós-doutoramento junto ao Forest Biomaterials Department da North Carolina State University (Raleigh, EUA) na área de modelagem matemática de processos de polpação e biorefinaria. No período entre 2003 e 2009 foi, respectivamente, Vice Coordenador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais, tendo o programa, ao final de sua gestão atingido o nível 5 da CAPES (maior entre os programas da área florestal no período). Tem experiência na área de Recursos Florestais, Engenharia Florestal e Tecnologia de Produtos Florestais, Inovação e Propriedade Intelectual com ênfase em Tecnologia de Celulose, Papel e Biorefinaria, atuando principalmente nos seguintes temas: polpa celulósica, processos de polpação, branqueamento, qualidade da madeira e biorefinaria. Orientou 51 estagiários de nível médio, 89 alunos de iniciação científica, 12 trabalhos de conclusão de curso, 2 monografias de programas de especialização, 23 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado nas áreas de Tecnologia de Produtos Florestais, Química, Química Industrial e Engenharia Química. Atualmente orienta 9 alunos de iniciação científica, 2 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado. Publicou 55 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Publicou 56 trabalhos completos em anais de eventos. Editor-Chefe da Scientia Forestalis e membro do corpo editorial de 17 periódicos nacionais e internacionais. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (2010/2013 e 2014/2017). Membro da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, ABTCP, da Technical Association of Pulp and Paper Industry, TAPPI e da American Chemical Society, ACS. Depositou 7 pedidos de patentes referentes a sua área de atuação. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Esalq-USP cria fundo para fomentar projetos sobre recursos florestais 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Esalq-USP cria fundo para fomentar projetos sobre recursos florestais 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/07/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

VIVIAN, Magnos Alan. Aumento da eficiência do processo kraft de polpação a partir de pré-tratamento de cavacos de madeira de eucalipto. Tese (Doutorado) -  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.  Universidade de São Paulo (USP).  Piracicaba.  (11/19961-5

SCHMIDT, Flavia. Polpação kraft de cavacos de espessura reduzida. Dissertação (Mestrado) -  Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.  Universidade de São Paulo (USP).  Piracicaba.  (11/16073-1

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: