Busca avançada
Ano de início
Entree

Anselmo Nogueira

CV Lattes ResearcherID ORCID


Ministério da Educação (Brasil). Universidade Federal do ABC (UFABC). Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2002), com mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2006) e doutorado em Botânica no laboratório de sistemática vegetal pelo Instituto de Biociências da USP (2011). Trabalhou com ecofisiologia vegetal (IC), ecologia vegetal (Mestrado), morfologia, sistemática filogenética, e biologia evolutiva aplicados a área de botânica (Doutorado e Pós-doc). Em 2012 iniciou seu pós-doc em botânica e biologia evolutiva focados nas interações planta-animal pela Universidade de São Paulo que incluiu seis meses na Univesidad de Jaén (Espanha) no laboratório do Dr. Pedro Zamora Rey. Em 2015, iniciou um novo pós-doc na Universidade do Arizona (Department of Ecology and Evolutionary Biology) no laboratório da Dra. Judith L. Bronstein. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC) em São Bernardo do Campo-SP ministrando disciplinas de botânica, evolução, biologia reprodutiva, dentre outras. Participa de dois programas de pós-graduação como orientador: programa de pós graduação em botânica pelo Instituto de Botânica de São Paulo, e programa de pós-graduação em Evolução e Diversidade pela UFABC. Possui ampla experiência de campo (ambiente florestal e cerrado/campo rupestre) ao longo dos últimos 15 anos. Tem focado seus trabalhos em perguntas relacionadas: (i) a evolução morfo-funcional de caracteres das plantas dentro do arcabouço da sistemática filogenética; (ii) dinâmica e evolução das interações planta-animal, e (ii) padrões de distribuição das plantas e fatores determinantes. Possui interesse direto no planejamento de projetos que envolvam testes diretos da funcionalidade dos caracteres morfológicos e anatômicos das plantas em campo e laboratório, e que se utilizem de abordagens observacionais e experimentais, assim como dos métodos comparativos filogenéticos, para investigar processos eco-evolutivos determinantes na manutenção das populações naturais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: