Busca avançada
Ano de início
Entree

Sérgio Luis Felisbino

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Instituto de Biociências (IBB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Ciências Biológicas (1994) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Mestre (1997) e Doutor (2001) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-Doutorado (2003) em Biologia da Próstata pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e Pós-doutorado (2014) em Biologia do Câncer de Próstata na Universidade de Cambridge, Reino Unido. Atualmente, é Professor Titular de Histologia (2022) da UNESP, junto ao Departamento de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biociências de Botucatu e é Assessor Técnico de Gabinete junto a Pró-Reitoria de Pesquisa. Atuou como Chefe de Departamento por 2 mandatos. Ministra aulas de Histologia para os cursos de graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas. Desenvolve atividades de Pós-Graduação nos Programas de Biologia Celular e Estrutural do Instituto de Biologia da UNICAMP e de Biologia Geral e Aplicada do Instituto de Biociências de Botucatu, no qual ministra a disciplina de Matriz Extracelular Animal. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia da Matriz Extracelular, Biologia da Reprodução e Câncer de Próstata. Atua mais especificamente nos temas: biologia da próstata; tendão, cartilagem, ossos e ligamentos; distribuição e organização dos componentes da matriz extracelular em diversos tecidos e órgãos. Os projetos em andamento abordam: os efeitos da programação fetal por restrição proteica sobre a morfogênese da próstata em ratos; as vias de sinalização androgênica, neuroendócrina, adiponectina, estresse oxidativo e dos Colágenos na progressão tumoral prostática, utilizando cultura de células, camundongos transgênicos e análises de bioinformática em banco de dados ômicos públicos. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2009. Coordena projeto de extensão de confecção de lâminas didáticas para ensino de Biologia Celular e Histologia. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/02/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ácido retinoico Adiponectina Alcoolismo Análise de sequência de RNA Apoptose Betametasona Biologia celular Cádmio Cães Cafeína Carcinoma in situ Castração animal Castração Células epiteliais Células estromais Ciclo celular Ciências Agrárias Ciências Biológicas Citoesqueleto Citologia e Biologia Celular Citologia Citoquímica Colágeno tipo X Colágeno Complicações na gravidez Cultura de células Desenvolvimento fetal Desnutrição fetal Desnutrição proteica Diabetes mellitus Dieta com restrição de proteínas Embriogênese animal Embriogênese Embriologia Estreptozotocina Estresse oxidativo Expressão gênica Fibroblastos Fibrose Fígado Finasterida Genes supressores de tumor Glucocorticoides Hiperplasia Histologia Hormônios esteroides gonadais Imuno-histoquímica Insulina Marcadores prognósticos Matriz extracelular Medicina Veterinária Metaloproteinases da matriz Metaloproteinases MicroRNAs Modelos animais Morfologia Morfometria Neoplasias da próstata Neoplasias Nutrição da mãe Oncologia Patologia Animal Patologia veterinária Progressão da doença Progressão tumoral Proliferação celular Próstata Proteínas serina-treonina quinases Ratos Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR) Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR) Reprodução Restrição proteica Síndrome metabólica Sobrevivência celular Telócitos Terapia de reposição hormonal Testosterona Transcriptoma Transdução de sinais Vitamina A Zimografia
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: