Busca avançada
Ano de início
Entree

Márcia de Almeida Rizzutto

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arte Contemporânea (MAC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Livre Docente da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1994). Tem experiência na área de Física Aplicada , com ênfase em Física Nuclear Aplicada com Aceleradores e análise com feixes iônicos. Trabalha atualmente no tema Arqueometria no estudo e caracterização de objetos de arte e do patrimônio cultural utilizando técnicas não destrutivas de espectroscópicas e de Imageamento. Desenvolve projetos de pesquisa com os Museus da Universidade de São Paulo e Museus de São Paulo como Pinacoteca, FAAP, MASP, Casa Portinari, etc. Coordenador do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicada ao Patrimônio Cultural do Instituto de Física da USP (LACAPC - IFUSP) Coordenador do Núcleo de Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico (NAP-FAEAH). Professora do Programa de Pós-Graduação de Física (desde 2001) e do Interunidades em Museologia/PPGMus/USP (desde 2015). Membro Membro da Sociedade Brasileira de Física - SBF e da ANTECIPA ( Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio: Ciência, Tecnologia e Inovação para o estudo e preservação do Patrimônio Cultural). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Pinturas escondidas 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 14/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Acelerador de partículas Acervo museológico Água Amazônia Brasileira Análise físico-química Aquisição de equipamentos Argentina Arqueobotânica Arqueologia Arqueometria Artes Astrofísica Banco de dados Bens culturais Biomateriais Biomineralização Cambriano Caracterização estrutural Cerâmica (arte) Cerâmica (materiais cerâmicos) Cerâmica arqueológica Ciência da Informação Ciências Exatas e da Terra Ciências Sociais Aplicadas Colorimetria Cretáceo Curadoria museológica Danos Degradação Difração de nêutrons Dissipação de energia Documentação museológica Ediacarano Elementos-traço Ensaios não destrutivos Espectrometria de raios X Espectrometria Estrutura nuclear Eventos científicos e de divulgação Feixes de íons radioativos Física Atômica e Molecular Física Nuclear Física aplicada Física de nêutrons Física Fluorescência de raio X Fossilização Gestão da informação História da arte Imageamento Implantação iônica Infraestrutura de pesquisa Instrumentação nuclear Interdisciplinar Luminescência Mapeamento Materiais biológicos Materiais Metalização Métodos analíticos de preparação de amostras Microtomografia por raio X Modificação molecular Museologia Museus Nêutrons Obra de arte Oxigenação Paleometria Patrimônio arqueológico Patrimônio cultural Patrimônio histórico Patrimônio Peru (país) Pigmentos Pintura Pixe Polímeros (materiais) Polímeros Processamento de dados Química Analítica Química Radiação gama Radiografia Raios X Raios ultravioleta Reações nucleares Reatores nucleares Retroespalhamento Rutherford Reuniões científicas Sedimentos Sítios arqueológicos Spin Tecnologia da informação Universidades
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Análises mostram como Portinari produzia suas obras


Publicado em 15 de abril de 2019 - Pesquisa Fapesp. Em parceria com restauradores e museólogos, a equipe da física nuclear Márcia Rizzutto, da USP, empregou diferentes técnicas de análise físico-química para estudar obras de Cândido Portinari. Os achados podem ser úteis para confirmar a autoria de uma pintura encontrada em sua antiga casa, o Museu Casa de Portinari.

Ciência e arte se aliam na restauração do quadro "Independência ou Morte"


Publicado em 14 de fevereiro de 2020 - Agência FAPESP. Com apoio da FAPESP, pesquisadores do Instituto de Física e do Instituto de Química da USP fornecem à equipe de restauradores informações precisas sobre os elementos químicos presentes nos pigmentos que dão cor à pintura, considerada um retrato oficial da nacionalidade brasileira.

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.