Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Bernadete Amâncio Varesche

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pelo Instituto de Biociências (1983), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1997). Professora Associada (MS5.1) do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia Aplicada ao Saneamento Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: biofilmes anaeróbios, bactérias fototróficas envolvidas na produção de hidrogênio e consumo de sulfeto, microbiologia da redução de sulfato, degradação de compostos tóxicos [BTEX, PCB e surfactante (LAS e LAE)] em reatores anaeróbios, produção de hidrogênio por bactérias fermentativas a partir do bagaço de cana-de-açúcar e aplicação de técnicas de Biologia molecular para identificação de bactérias e arqueias em reatores biológicos. Coordenadora da CoC Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) no período de 06 de Maio de 2011 até 03 de Agosto de 2013. No período de 04 de Agosto de 2013 a 03 de Agosto de 2017 foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Hidráulica e Saneamento da EESC-USP (NOTA 7 CAPES). No período de 01 de Outubro de 2014 a 30 de Junho de 2017 foi membro do Comitê de Assessoramento da Engenharia e Ciências Ambientais, Sub-Área Engenharia Sanitária e Ambiental. Desde 01 de Março de 2017 até Fevereiro de 2019 foi Vice-Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP. No período de março de 2019 a Fevereiro de 2023 exerce função de Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo na área de conhecimento em microbiologia de processos anaeróbios (2013) passando a exercer a função de Prof. Assoc MS 5.1 até 2021. Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo na função MS 5.3. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Adsorção (tratamento de água) Águas residuárias Amônia Areia Bactérias anaeróbias Bactérias desnitrificantes Bactérias láticas Bactérias termófilas Bactérias Bacteriocinas Bagaço de cana-de-açúcar Bagaços Banana Benzeno Bifenilos policlorados Bio-hidrogênio Biocombustíveis Biodegradação Biofilmes Biogás Biologia molecular Biomassa imobilizada Biomassa lignocelulósica Biomassa Biorrefinarias Cana-de-açúcar Carvão vegetal Celulose Ciências Biológicas Citrus Clonagem Clostridium Degradação ambiental Desnitrificação Diversidade microbiana Eletroforese em gel de gradiente desnaturante Energia renovável Engenharia Sanitária Engenharias Esgotos sanitários Espectrometria de massas Etanol Fenóis Fermentação Filogenia Hidrogenase Hidrogênio Hidrólise enzimática Hidrólise Isolamento Lacase Lavanderia Leito fluidificado Lignocelulose Linear alquil benzeno sulfonato de sódio Metagenômica Metano Microbiologia Aplicada Microbiologia aplicada Microbiologia Monitoramento Nitrogênio Peixes Pirosequenciamento Produção de hidrogênio Produtos químicos Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR) Reação em cadeia por polimerase (PCR) Reatores anaeróbios de fluxo ascendente Reatores anaeróbios em bateladas sequenciais Reatores anaeróbios Reatores de leito fluidificado Remoção de contaminantes Resíduos sólidos Sacarificação Saneamento Ambiental Sedimentos Sequenciamento Sustentabilidade Técnicas de tipagem bacteriana Tensoativos Tratamento anaeróbio Tratamento biológico anaeróbio Tratamento biológico de águas residuárias Tratamento de águas residuárias Tratamento de resíduos sólidos Tratamento de resíduos Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias Vinhaça
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: