Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)
(Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem:
Brasil
Paulo Cezar Vieira concluiu o doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo em 1982. Realizou pós-doutorados no Departamento de Entomologia da Universidade da California em Berkeley e na Boston University. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e aposentado da Universidade Federal de São Carlos. Publicou mais de 200 artigos em periódicos especializados. Possui vários capítulos de livros e 2 livros publicados. Orientou 12 dissertações de mestrado e 32 teses de doutorado e co-orientou 2 teses de doutorado na área de Química. Atua na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 200 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Química e da Federação Latinoamericana de Química. Atualmente é coordenador dos editores do Journal of the Brazilian Chemical Society. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Rutaceae, Meliaceae,Trypanosoma cruzi, Limonoids, Produtos naturais, cumarinas, Atividade antimicrobiana, antiparasitários e inibidores enzimáticos.
(Fonte: Currículo Lattes)
Auxílios à pesquisa
Em andamento (mais recentes)
Resumo
A população mundial tem aumentado continuamente implicando na necessidade de aumento da produção de alimentos, sucos, biocombustíveis para a sobrevivência do ser humano e o Brasil, que é um país com dimensão continental e com clima apropriado para numerosas práticas agriculturais, poderá vir a ser o maior produtor destes insumos. O agronegócio no Brasil representa atualmente 25% do Produt…
O Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) é uma iniciativa resultante de projetos de pesquisa colaborativos, envolvendo: (i) Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC) e Biofísica Molecular - IFSC - USP, (II) Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Eco Fisiologia de Produtos Naturais (NUBBE) – IQ - UNESP, (III) Laboratórios de Síntese Orgânica - IQ - UNICAMP, (iv…
Promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) e pela Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), o International Congress of Pharmaceutical Sciences - CIFARP é um evento científico reconhecido internacionalmente que ocorre a cada biênio na cidade de Ribeirão Preto/SP. Em sua 12º edição, o CIFARP 2019 será realizad…
O evento está planejado para a semana de 25-29 de janeiro de 2016 tem na sua programação as seguintes atividades: 1. 05 cursos de 12h cada a serem ministrados por convidados do exterior em língua inglesa. 2. 01 curso introdutório sobre os vários aspectos do tema "Catálise", que será ministrado no primeiro dia do evento por docentes do DQ-UFSCar. 4. Dois workhops na manhã e tarde do dia 27…
A elaboração da programação científica do evento foi realizada pela Comissão Científica. O evento contará a apresentação de 09 conferências plenárias de 40 minutos cada, incluindo uma conferência de abertura. Das 09 plenárias, 08 são de convidados do exterior e 1 de convidado brasileiro. Das 08 do exterior estamos solicitando apoio para 07, uma vez que o Prof. Dieter Brömme da Universidad…
O poder predador das formigas cortadeiras e o seu poder de transformação do solo são conhecidos desde séculos. A utilização de plantas para o controle de formigas é de conhecimento dos agricultores e pode ser mais bem explorado utilizando os conhecimentos quimiossistemático de plantas. A obtenção de produtos naturais oriundos de plantas ou microrganismos com potencial ação inseticida ou f…
Os micro-organismos associados às formigas cortadeiras compreendem uma rica fonte de substâncias antifúngicas e de agentes de controle biológico em virtude das redes microbianas em que estão inseridos. O jardim de fungos das formigas cortadeiras caracteriza-se como uma complexa rede microbiana em que participam, pelo menos, um fungo mutualista (Leucoagaricus gongylophorus), um parasita es…
Os produtos naturais de origem vegetal possuem um potencial inacreditável de diversidade em termos de estruturas químicas e de propriedades biológicas. Desta forma, as plantas representam uma fonte promissora de diversidade molecular na busca de inibidores enzimáticos seletivo. A biodiversidade da flora brasileira possui grande potencial para a descoberta de novas substâncias com atividad…
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas
SP Pesquisa - A medicina na floresta - 1º Bloco
Publicado em 15 de agosto de 2015 - SP Pesquisa - A medicina na floresta - 1º Bloco. O potencial medicinal da biodiversidade brasileira é incalculável e pode ter o caminho para o tratamento de inúmeras doenças. O desafio de realizar esse potencial e de transformar essa matéria-prima encontrada na natureza em fármacos é enfrentado pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), CEPID criado em 2013 e financiado pela FAPESP. Coordenado por Glaucius Oliva, ex-presidente do CNPq, e instalado no Instituto de Física de São Carlos da USP, o centro dá atenção especial à busca por tratamentos contra as chamadas doenças negligenciadas (assim chamadas porque normalmente atingem as populações mais pobres do planeta e, por isso, não atraem o interesse das companhias farmacêuticas), como leishmaniose, doença de Chagas e malária.
SP Pesquisa - A medicina na floresta - 2º Bloco
Publicado em 15 de agosto de 2015 - SP Pesquisa - A medicina na floresta - 2º Bloco. O potencial medicinal da biodiversidade brasileira é incalculável e pode ter o caminho para o tratamento de inúmeras doenças. O desafio de realizar esse potencial e de transformar essa matéria-prima encontrada na natureza em fármacos é enfrentado pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), CEPID criado em 2013 e financiado pela FAPESP. Coordenado por Glaucius Oliva, ex-presidente do CNPq, e instalado no Instituto de Física de São Carlos da USP, o centro dá atenção especial à busca por tratamentos contra as chamadas doenças negligenciadas (assim chamadas porque normalmente atingem as populações mais pobres do planeta e, por isso, não atraem o interesse das companhias farmacêuticas), como leishmaniose, doença de Chagas e malária.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)