Busca avançada
Ano de início
Entree

Ismael Maciel de Mancilha

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de Lorena (EEL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ismael Maciel de Mancilha concluiu sua graduação em engenharia agronõmica pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa -MG onde cursou o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Concluiu o doutorado em Ciência de Alimentos na Michigan State University ? MSU/USA em 1983 e em 2002 realizou treinamento em nível de pós-doutorado junto ao Departamento de Engenharia Química da Colorado State University ? CSU/USA. Atualmente é docente da Escola de Engenharia de Lorena ? EEL-USP filiado ao Departamento de Biotecnologia e professor titular aposentado da Universidade Federal de Vicosa ? Departamento de Tecnologia de Alimentos. Neste currículo consta a relação de publicações de artigos em periódicos especializados e em anais de eventos. Orientou estudantes de iniciação científica e pós-graduação, vinculados ao Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV, até 2012, e atua junto ao Programa de Biotecnologia Industrial da EEL-USP nas áreas de microbiologia industrial e de fermentação e ciência e tecnologia de alimentos, com enfoque, principalmente, para estudos relativos aos microrganismos que apresentam propriedades probióticas, bem como estudos referentes à tecnologia das fermentações. Recebeu 9 prêmios e/ou homenagens, entre 1989 e 2013, coordenou vários projetos de pesquisa apoiados pelo CNPq e FAPESP e atua como consultor Ad Hoc destas agências de fomento. Destaca-se ainda sua interação com pesquisadores estrangeiros e em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientificam e tecnológica, são: xilitol, Candida guilliermondii, hidrolisado hemicelulósico bagaço de cana-de-açúcar, fermentação de xilose, etanol e a partir de 2003 probióticos, Lactobacillus, hidromel, aguardente de mel. Neste contexto, destaca-se que em 2003 introduziu no Departamento de Biotecnologia da EEL- USP uma linha de pesquisa que tem por objetivo isolar, caracterizar e avaliar a utilização de diferentes espécies de microrganismos probióticas, principalmente na saúde animal, com destaque para 2 pedidos de patentes protocolados junto ao INPI Em paralelo, desenvolve projetos de pesquisas para a produção de bebidas alcoólicas a partir de mel e atua como coordenador do projeto que tem por objetivo avaliar o desempenho de unidades de produção de cachaça de alambique na região do Vale do Paraíba e Sul de Minas, com vistas a transferir inovações tecnológicas para este importante setor desta região (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/02/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações2
Citações7
Cit./Artigo3,5
Dados do Web of Science

RIVALDI, JUAN DANIEL; SOUSA SILVA, MARTA LUIS C.; DUARTE, LUIS C.; FERREIRA, ANTONIO E. N.; CORDEIRO, CARLOS; DE ALMEIDA FELIPE, MARIA DAS GRACAS; FREIRE, ANA DE PONCES; DE MANCILHA, ISMAEL MACIEL. Metabolism of biodiesel-derived glycerol in probiotic Lactobacillus strains. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 97, n. 4, p. 1735-1743, . Citações Web of Science: 5. (08/57447-9)

RIVALDI, JUAN DANIEL; DUARTE, LUIS C.; RODRIGUES, RITA DE CASSIA L. B.; IZARIO FILHO, HELCIO J.; DE ALMEIDA FELIPE, MARIA DAS GRACAS; DE MANCILHA, ISMAEL MACIEL. Valorization of glycerol from biodiesel industries as a renewable substrate for co-producing probiotic bacteria biomass and acetic acid. BIOMASS CONVERSION AND BIOREFINERY, v. 7, n. 1, p. 81-90, . Citações Web of Science: 2. (08/57447-9)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CHAVEZ, Juan Daniel Rivaldi. Crescimento e caracterização enzimática de bactérias probióticas em meio contendo glicerol e seu encapsulamento em matriz polimérica natural. 2012. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de Lorena. Universidade de São Paulo (USP). Lorena.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: