Possui grau de bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(1980), grau de licenciada em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (1984), grau de bacharel em Psicologia pela Universidade Paulista (2011), especialização em Metodologia Científica pela Universidade de São Paulo (1984), especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade de Ribeirão Preto (1981), especialização em Psicossomática pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (2007), mestrado pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado pela Universidade de São Paulo (1993) e Pós- doutorado pela Dalhousie University, Canadá(2002).
Atualmente é Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Possui Bolsa Produtividade em Pesquisa financiada pelo CNPq. Atua na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem inserida num contexto de pesquisa e de clínica multidisciplinar. É responsável pelas disciplinas de graduação intituladas "Metodologia da pesquisa científica"; "Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)" e "Estágio Supervisionado: Enfermagem na área hospitalar" e de Pós-Graduação intitulada "Avaliação e mensuração da dor humana: uma abordagem psicofísica".
É líder do Laboratório de Pesquisa de Psicofísica Clínica (desde 1998) , cujas investigações são fundamentadas no paradigma da Psicofísica, mais especificamente enfocadas na Avaliação e na Mensuração da Dor Humana e nas dimensões sensitivas, afetivas, cognitivas e avaliativas desse fenômeno, introduzindo assim, a Pesquisa Experimental com seres humanos na Enfermagem Brasileira.
Neste laboratório são formados alunos de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado de diferentes áreas contemplando a interdisciplinaridade neste domínio (enfermagem, fisioterapia, medicina e psicologia), tendo o compromisso na divulgação da importância, da validade, da fidedignidade e da utilidade dos indicadores de avaliação e de medida. Elaborou com seus orientados a Escala Multidimensional de Avaliação de Dor (EMADOR, 2010), a qual insere o Brasil no cenário do mundo, do ponto de vista da avaliação de dor humana. Esteve Editora da Revista Dor: Pesquisa, Clínica e Terapêutica, Órgão Oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, de outubro de 2004 à dezembro de 2008 e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos, de março de 2008 à fevereiro de 2010.
É especialista em Psicoterapia de família e de casal de orientação sistêmica-narrativa, cujo curso foi reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia, cuja formação considera imprescindível para a compreensão do conceito de dor total e da dor de existir no mundo.
ORCID https:\\orcid.org\0000-0002-9796-5954
(Fonte: Currículo Lattes)