Busca avançada
Ano de início
Entree

Luiz Roberto Ramos

CV Lattes ResearcherID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduei-me em medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM) (1976), fiz dois anos de residência médica em Pediatria (77-78) e um ano em Medicina Preventiva (79) na EPM. Iniciei carreira de médico sanitarista na Secretaria Estadual de Saúde em 1980. Em 1982, obtive o MSc em Medicina Comunitária na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSH&TM). Em 1984, iniciei carreira docente na Disciplina de Epidemiologia do Departamento de Medicina Preventiva da EPM. Em 1987, obtive o título de PhD pela Universidade de Londres, com o primeiro estudo populacional com idosos no Brasil. Em 1989, mudei-me para o Departamento de Medicina da EPM e começei a formar a Disciplina de Geriatria, que foi oficializada em 1994. Desde 1991, dirijo o Centro de Estudos do Envelhecimento e coordeno o primeiro estudo brasileiro de coorte com idosos residentes na comunidade (Projeto Epidoso) que se mantêm até hoje, com financiamentos do Cnpq e Fapesp. Em 1996, com apoio da Fapesp, fiz o pós-doutoramento na Universidade de Harvard, na área de neuropsicogeriatria. Em 1997, obtive o título de Livre-Docente em Geriatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Exerci a chefia da Disciplina de Geriatria de 1997 a 2002. Em 2004 obtive vaga por concurso de Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP. Fui chefe do Departamento de 2005 a 11. Coordenei o curso de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva da UNIFESP de 2006 a 2010 e pertenci ao comitê assessor da área de Saúde Coletiva na CAPES no triênio 2004-06. Atuamente coordeno o tema Longevidade do Projeto CAPES-PRINT-UNIFESP. Tenho 59 orientações de mestrado, 24 orientações de doutorado concluídas e 4 pósdoutorados orientados até o momento. Tenho 165 publicações em periódicos indexados, dois livros e 19 capítulos de livros. Minhas linhas de pesquisa: epidemiologia do envelhecimento (Grupo de Pesquisa CNPQ), promoção de saúde, cognição em idosos, atividade física em idosos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Qualidade de vida é o maior desafio da longevidade 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 30/05/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: