Busca avançada
Ano de início
Entree

Alessandro Boechat de Medeiros

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduei-me em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Licenciei-me também em Matemática pela mesma Universidade (2002). Fiz mestrado (2004 ? bolsista CNPq) e doutorado (2008 ? bolsista CNPq e Aluno Nota 10-FAPERJ) em Linguística no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ (POSLING), com estágio doutoral na New York Universiy (2006 ? bolsista PDEE-CAPES). Fui bolsista FAPESP de pós-doutorado no programa de pós-graduação em Linguística da Universidade de São Paulo, entre 2008 e 2010. Desde 2010 sou professor do Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras da UFRJ, e desde 2011 sou membro permanente do POSLING. Já fui chefe do Departamento (biênio 2013-2015) e vice-coordenador do programa (biênio 2015-2017). Como pesquisador, trabalho com Teoria e Análise Linguística, seguindo a escola gerativo-transformacional chomskyana e suas derivações mais recentes (em particular o arcabouço teórico da Morfologia Distribuída), investigando temas em morfossintaxe, semântica, estrutura de eventos e argumentos dos verbos, verbos aspectuais, tempo, aspecto e estrutura informacional das sentenças. Entre trabalhos recentes que gostaria de destacar nesta apresentação, sou coautor (juntamente com Maria Cristina Figueiredo Silva - UFPR) do livro Para conhecer morfologia, publicado pela editora Contexto (2016), e coorganizador (juntamente com Andrew Nevins - UFRJ) e autor de um dos capítulos do livro O apelo das árvores ? estudos em homenagem a Miriam Lemle, publicado pela editora Pontes (2018). (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 11/07/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: