Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Lucia Santaella Braga

CV Lattes ResearcherID ORCID


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, USA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), Universidade de Kassel, 1999-2009. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987, na Universidade de Valencia, em 2004, na Universidade de Kassel, em 2009, na Universidade de Évora em 2010, na Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, 2014, na Universidade Michoacana de San Hidalgo, México, 2015 e na Universidade de Caldas, Colômbia, a partir de 2018. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright, Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993, pelo CNPq. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. 258 mestres, doutores e pós-doutores defenderam seus títulos sob sua orientação, de 1978 até o presente e supervisionou 12 pós-doutorados. Tem 50 livros publicados, dentre os quais 6 são em co-autoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 21 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem mais de 400 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 10/04/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Adolescentes América Latina Animação Artes Plásticas Artes Artistas Avatar (realidade virtual) Biologia computacional Charles Sanders Peirce Cibercultura Ciberespaço Ciência cognitiva Ciência da Informação Ciência da computação Ciências Sociais Aplicadas Cognição Computação gráfica Comunicação Visual Comunicação digital Comunicação Comunidade virtual Cooperação internacional Criatividade Crítica genética Design Diagramação Discurso Ecologia Epistemologia Estética (arte) Estética da comunicação Estudos interdisciplinares Evolução humana Ficção científica Filosofia da ciência Filosofia da linguagem Fundamentos e Crítica das Artes Geopolítica Gestão do conhecimento Globalização Gramática Gravação de som Hipermídia Hipertexto Holografia Imaginário Imersão Inovações tecnológicas Instalação (artes plásticas) Inteligência artificial Interatividade Intercâmbio de pesquisadores Interdisciplinar Interlíngua Jogos de computador Jogos educativos Jogos eletrônicos Jornalismo Leitura Letras Linguagem Linguística, Letras e Artes Linguística Literatura Livros eletrônicos Livros Meios de comunicação Mídia digital Monstros Música Paradigma Pinturas (arte) Poema Poesia Poetas Pragmatismo Projetos de pesquisa Psicanálise Publicações de divulgação científica Raciocínio Realidade virtual Rede de comunicação Redes de computadores Redes digitais Relatos de casos Retórica Semiótica das culturas Semiótica Sistema sonoro Sociabilidade Som Tecnologia da comunicação Tecnologia Tecnologias digitais Temporalidade Teoria Literária Teoria da Comunicação Teoria da Informação Vídeo Virtualidade
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SCHETTINI, Monica Bernardo. O detetive e o método.  183 f. Dissertação (Mestrado) -  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  São Paulo.  (00/01363-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: