Busca avançada
Ano de início
Entree

Alice Almeida Chaves de Resende

CV Lattes


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pedagoga pela Universidade Federal de São João del Rei (2007). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), (2011, financiamento FAPESP). Doutora em Educação Especial pela UFSCar, (2015, financiamento FAPESP). Estágio de Doutorado Sanduíche realizado na Autism Program - ASSERT em Utah State University, sob supervisão do Prof. Dr. Thomas Higbee, em Logan, Utah, EUA, (2015, financiamento FAPESP). Pós-doutorado no Observatório Nacional de Educação Especial (financiamento PNPD/CAPES institucional), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, no período de 2016 a 2017. Atuou como Professora voluntária na Licenciatura em Educação Especial da UFSCar em 2017. Atuou como docente substituta no Departamento de Psicologia da UFSCar, lecionando para os cursos de Psicologia, Educação Especial e Pedagogia. Realizou o curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com ênfase no tratamento de pessoas com autismo, ministrado por Thomas Higbee (2013). Possui certificado de docência na Língua Inglesa 'Teaching Knowledge Test' pela University of Cambridge (2006); curso completo de Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Associação dos Surdos de Minas Gerais (2006). Possui capacitação em ?Instrução com Tentativas Discretas (Discrete Trial Instruction - DTI)?, treinamento ministrado por Thomas Higbee, Ph.D., da Utah State University e Autism Support Services: Education, Research and Training, EUA(2013). Atualmente é proprietária e professora responsável da empresa: Suporte em Educação, Pesquisa e Ensino (SEPE), na qual presta serviço de formação e supervisão em temas como Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Alguns dos locais que atua hoje é no Programa Especial Autismo (PEA), na Unimed de Araraquara/SP; na Unimed Noroeste do Paraná, em Umuarama/PR. Atua também com este serviço de formação nos municípios de Américo Brasiliense e Araraquara, ambos no interior de SP. SEPE é parceira da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), na qual exercem um trabalho filantrópico ao público com TEA, seus familiares e cuidadores. Atualmente é docente e orientadora de Trabalho de fim de curso (TCC) para os alunos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em ?Reabilitação Neuropsicológica: Tópicos Básicos para o atendimento da criança ao idoso? e na Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Psicopedagogia, ambas na UFSCar. Tem experiência e atua principalmente nas seguintes áreas: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Autismo, Surdez, Sistemas de avaliação. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/09/2020
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: