Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Renzo Brentani

CV Lattes


Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Itália

Membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2008 a 2011, Ricardo Renzo Brentani, faleceu nesta terça-feira (29), aos 74 anos. Brentani, um dos principais nomes no mundo em pesquisa do câncer, foi o primeiro professor titular da disciplina de oncologia em uma universidade brasileira e fundador do curso de pós-graduação em Oncologia na Fundação Antônio Prudente - Hospital do Câncer A.C. Camargo (SP). Ricardo Renzo Brentani era graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1962, especializou-se em oncologia e fez seu doutorado, em bioquímica, de 1964 a 1966. Recebeu diversos prêmios e condecorações, como a Ordem Nacional do Mérito Científico (Grã-Cruz), o Prêmio Costa Junior, da Academia Nacional de Medicina, duas vezes o Prêmio Scopus em Medicina, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Prêmio Ciência e Cultura da Fundação Conrado Wessel. Nos anos 1990 e 2000, foi um dos responsáveis pelo sucesso do Projeto Genoma do Câncer, iniciativa da Fapesp, cujo objetivo era mapear as características genéticas dos principais tipos de tumores que afetam a população do Brasil. Brentani era presidente da Fundação Antônio Prudente, que mantém o Hospital A.C. Camargo, e da Fapesp, além de professor emérito da FMUSP. Também atuava como coordenador do Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP, e foi diretor do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer de 1984 a 2005. Desde 2005, era membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Fonte CAPES (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Double agent 
Agente duplo 
Agente duplo 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/10/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

WAITZBERG, ANGELA F. L.; NONOGAKI, SUELY; NISHIMOTO, INÊS N.; KOWALSKI, LUIZ PAULO; MIGUEL, ROBERTO E. V.; BRENTANI, RICARDO R.; BRENTANI, M. M.. Clinical significance of c-myc and p53 expression in head and neck squamous cell carcinomas. Cancer Detection and Prevention, v. 28, n. 3, p. 178-186, . (96/02116-9)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CORRÊA, Ricardo Garcia. Geração de etiquetas de sequências expressas dirigidas para porções codificadoras dos genes (Orestes): identificação de novos genes humanos expressos em câncer de mama.  142 f. Tese (Doutorado) -  Instituto de Química.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (97/04213-4

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: