Busca avançada
Ano de início
Entree

Benedito Carlos Prezoto

CV Lattes ORCID


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Instituto Butantan  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação no curso de Medicina, em Junho de 1980, pela Faculdade de Medicina de Vassouras, RJ. Em 1986, entrou no nível I da carreira de Pesquisador Científico (laboratório de Farmacologia ? Instituto Butantan), em concurso organizado pela Comissão Permanente do Regime de Tempo Integral (CPRTI). A CPRTI, atualmente subordinada à Secretaria de Gestão Pública, é a unidade do governo do Estado responsável por planejar, organizar e executar a avaliação da atividade científica e técnica dos pesquisadores das instituições de pesquisa da administração direta e da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo, bem como os concursos para ingresso na carreira de pesquisador científico abrangidos pela Lei Complementar 125/75. De 10/03/1993 a 10/03/1995 ? Mestrado, área de especialização ?Biologia Molecular? - Título da tese: ?As serpentes como modelo fisiológico adequado ao estudo da deficiência de Hageman? - data de obtenção do título de mestre em 10/03/1995, no Departamento de Bioquímica, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); - De 10/03/1996 a 10/06/2000 ? Doutorado, área de especialização ?Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental? ? Título da tese: ?Efeito anti-trombótico do extrato de cerdas da lagarta Lonomia obliqua em trombose experimental? ? data de obtenção do título de Doutor em 22/11/2000 no Departamento de Cirurgia e Ortopedia, da Faculdade de Medicina de Botucatu ? Universidade Estadual Paulista - UNESP; Atualmente é pesquisador científico V no Laboratório de Farmacologia do Instituto Butantan. Desenvolve trabalhos na área de Fisiologia comparada, fazendo análise comparativa dos sistemas de coagulação sanguínea e calicreína-cininas entre mamíferos e aves. Mantem colaboração com vários grupos de pesquisa do Instituto Butantan, realizando bioensaios que enfocam alterações fisiopatológicas proporcionadas por venenos de serpentes e de lagartas venenosas sobre o sistema da coagulação sanguínea de mamíferos. Atualmente, desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: (i) "Participação da via do fator de crescimento de hepatócitos na fisiopatologia do envenamento experimental de ratos pelos venenos de Bothrops jararaca e Crotalus durissus terrificus" Projeto de pesquisa auxílio regular FAPESP número 2016/00211-0, vigência 01/08/2016 a 31/07/2018; (ii) Estudo do mecanismo de ação da atividade proliferativa do fator XII e (iii) A functional and thromboelastometric-based micromethod for assessing crotoxin anticoagulant activity and antiserum relative potency against Crotalus durissus terrificus venom. Atualmente desenvolve o seguinte trabalho: A functional and thromboelastometric-based micromethod for assessing phospholipase A2 anticoagulant activity and antiserum relative potency against venom of bee Apis melífera. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/09/2020
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações2
Citações0
Cit./Artigo0,0
Dados do Web of Science

PREZOTO, BENEDITO C.; OGUIURA, NANCY. Factor XII-Deficient Chicken Plasma as a Useful Target for Screening of Pro- and Anticoagulant Animal Venom Toxins. TOXINS, v. 12, n. 2, . Citações Web of Science: 0. (09/54620-4)

PREZOTO, B. C.; KATO, E. E.; GONCALVES, L. R. C.; SAMPAIO, S. C.; SANO-MARTINS, I. S.. Elevated plasma levels of hepatocyte growth factor in rats experimentally envenomated with Bothrops jararaca venom: Role of snake venom metalloproteases. Toxicon, v. 162, p. 9-14, . Citações Web of Science: 0. (16/00211-0)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: