Busca avançada
Ano de início
Entree

Lamia Zuniga Linan

CV Lattes ResearcherID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química (FEQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Colômbia

Sou Engenheira Química (1998), Universidad Industrial de Santander (UIS)-Colômbia; Mestre em Engenharia Química (2002), Universidad Industrial de Santander e Doutora em Engenharia Química (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tenho realizado estudos de pós-doutorado com a UNICAMP nos períodos de (2010-2018). Entre os assuntos relevantes das minhas pesquisas destaco: Destilação molecular de resíduos pesados e ultrapesados de petróleo (2005-2009, CAPES-UNICAMP); Síntese e caracterização de polímeros de Poli Metacrilato de Metila (PMMA) para aplicações na área médica (2010-2013, FAPESP-UNICAMP); Construção e avaliação de blendas e compósitos poliméricos (PLA e PMMA) com fibras lignocelulósicas (2014-2016, CAPES-UNICAMP); Síntese e caracterização de polímeros de PMMA funcionalizados, via miniemulsão para aplicações na área médica (2016-2019 UFMA); Síntese e caracterização do poliácido láctico por policondensação direta do ácido láctico (2016-2019, UFMA) e Extração de Nanocristais de Celulose a partir da biomassa do açaí (2018-2020, FAPEMA-UFMA) Como parte dos desenvolvimentos das pesquisas tenho realizados atividades de adaptação em unidades de processamento de materiais (Especificamente para a polimerização em planta piloto com reatores e separadores). Também, tenho implementado metodologias de processamento e metodologias de caracterização físico-químicas e reológica para definir as propriedades dos materiais obtidos. Meus conhecimentos sobre desenvolvimento de processos e produtos químicos abrange, também, o estudo do processo de oxidação de tubulações de petróleo e geração de curvas PEV por termogravimetría (1998-2002, ICP-UIS-Colômbia) Possuo experiência em docência universitária (UIS, UNICAMP e Universidade Federal do Maranhão-UFMA), e como executora de projetos de desenvolvimento acadêmico na área de Engenharia Química (UIS). As minhas principais áreas de atuação são: 1. Sínteses e extração de biomateriais 2. Compósitos poliméricos reforçados com fibras 3. Caracterização físico-química e reológica de materiais (petróleo e frações, polímeros biomassa). 4. Destilação molecular de petróleos. Desde janeiro de 2016 estou vinculada como professora adjunta na Coordenação de Engenharia Química (COEQ-UFMA), atuando nas disciplinas de Química de polímeros, Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias, Tópicos especiais em materiais e Laboratório de Processos. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/05/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

LINAN, LAMIA ZUNIGA; NASCIMENTO LIMA, NADSON M.; MACIEL FILHO, RUBENS; SABINO, MARCOS A.; KOZLOWSKI, MARK T.; MANENTI, FLAVIO. Pilot-scale synthesis and rheological assessment of poly(methyl methacrylate) polymers: Perspectives for medical application. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 51, p. 107-116, . Citações Web of Science: 3. (10/16952-2, 11/09631-8, 08/57860-3, 09/09092-0)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: