Resumo
Neste projeto será adquirido uma porta amostra para realizar medidas eletroquímicas, em solução, dentro de um microscópio eletrônico de transmissão já existente na instituição sede do projeto. (AU)
Sou um cientista que se dedica a estudar novos materiais especialmente para aplicações em eletroquímica como, por exemplo, dispositivos para energia limpa e corrosão. Busca usar ferramentas modernas em seus trabalhos como a simulação computacional e análise multivariada além de usar largamente série temporais de imagens, isto é, tem filmado experimentos, para extrair informações quantitativas. Possui graduação doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Carlos. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Custo e atração de recursos internacionais |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Neste projeto será adquirido uma porta amostra para realizar medidas eletroquímicas, em solução, dentro de um microscópio eletrônico de transmissão já existente na instituição sede do projeto. (AU)
A Divisão de Portadores Densos de Energia consolidará expertise em processos de processamento de materiais, caracterização avançada e física de dispositivos semicondutores de LNNano / CNPEM com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em eletroquímica e fotoeletroquímica para desenvolver pesquisas …
Estamos propondo a formação de um centro multidisciplinar denominado Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Este centro é uma evolução do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), que recebeu apoio da FAPESP, a partir da primeira versão do programa CEPID. No século 21, as necessidades globais mudaram drasticamente e três questões…
A XL EVQ será realizada de 10 a 14 de Fevereiro de 2020, dando continuidade a essa muito bem sucedida tradição. Como nos anos anteriores, deveremos contar com a participação efetiva não só de alunos da graduação e pós-graduação, como também de professores de outras Instituições de Ensino Superior do nosso país, professores já produtivos e professores em formação.Será dada ênfase ao caráte…
Uma das alternativas mais estudadas nos últimos anos para a conversão de energia são as células à combustível. Dentre os diversos tipos de células à combustível que podem ser construídas, a célula de conversão direta de combustível utilizando pequenas moléculas orgânicas tem recebido especial atenção. Um dos problemas deste tipo de material está na escolha do material do ânodo. Desta form…
Nas últimas décadas a comunidade científica tem concentrado grandes esforços para o desenvolvimento de novas tecnologias ambientalmente amigáveis visando a remoção de contaminantes emergentes em ambientes aquáticos, entre as quais destaca-se a fotocatalise heterogênea. Contudo, muitas lacunas persistem em desvendar em detalhes os mecanismos de degradação destes poluentes e o efeito toxico…
A busca por materiais nanoestruturados tem sido estudada em várias áreas científicas, como medicina, optoeletrônica, acústica, fotônica, sensores e catálise. O cobre metálico é um excelente componente para ligas com outros metais devido às suas propriedades de condução elétrica e térmica, resistência mecânica e resistência à corrosão. A anodização eletroquímica é um processo de tratamento…
Em vista das graves consequências ambientais ocasionadas pelo aumento contínuo dos níveis de dióxido de carbono (CO2) atmosférico, tecnologias para sua conversão em produtos químicos de valor agregado constituem um campo de estudo de alta prioridade. Nesse contexto, a redução eletroquímica de CO2 (RECO2) é considerada uma via promissora por possibilitar a produção de insumos químicos de a…
O processo de desenvolvimento de qualquer dispositivo eletroquímico compreende tanto etapas experimentais quanto de modelagem. Faz-se necessário que ambas avancem concomitantemente para que seja alcançada a otimização do dispositivo. É neste contexto que esta proposta de trabalho toma seu lugar. O conhecimento acerca de simulação e modelagem construído nos últimos anos seria de grande pro…
As baterias de fluxo redox (RFBs) são dispositivos eletroquímicos que se mostram promissoras para o armazenamento de energia gerada por fontes renováveis, especialmente as intermitentes. Dentre as vantagens de RFBs nesta aplicação estão o baixo custo de produção, flexibilidade, mobilidade, resposta rápida, design simples e vantagens de segurança em relação às baterias comerciais de íon-lí…
A utilização da eletroquímica na síntese de novos materiais com propriedades otimizadas é uma metodologia de baixo custo, rápida e versátil que já tem sido estudada a muitos anos. Diferentes tipos de materiais têm sido desenvolvidos, tais como: metais e suas ligas, heteroestruturas metálicas, filmes de óxidos e polímeros condutores. Em outras palavras, praticamente qualquer tipo de materi…
A dinâmica dos fluidos computacional (CFD) tornou-se uma ferramenta valiosa no estudo de vários processos industriais e de engenharia. Uma aplicação é o estudo de fenômenos locais, como perdas de tensão e densidade de corrente local em eletrolisadores de membrana de troca de prótons (PEM),que desempenham um papel no consumo de energia na produção de hidrogênio. O uso de CFD em este campo …
Os diodos iônicos têm sido estudados em eletroquímica, como uma das soluções para a produção de água potável por dessalinização, produção de energia e recuperação de moléculas neutras. Este último item é de grande interesse no transporte de fármacos, retirando-o de um compartimento e acumulando-o em outro. No entanto, as condições para este processo ainda precisam ser otimizadas. Estudos …
Porfirinóides consistem em uma classe de materiais diretamente relacionados com a natureza. Sem eles, não seria possível a existência de vida como conhecemos. Porifrinoides são responsáveis pela conversão de luz solar em energia química nos cloroplastos, no transporte e redução do oxigênio nas hemoglobinas e no transporte eletrônico e catalise nos citocromos. Em analogia as funções observ…