Busca avançada
Ano de início
Entree

Marilia Bueno de Araujo Ariza

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação (2006), mestrado (2012) e doutorado (2017) em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Seu mestrado, realizado com o apoio de bolsa Fapesp, investiga a prática de alforrias onerosas s e do agenciamento de trabalho de libertandos nas referidas cidades por meio dos contratos de locação de serviços.O trabalho foi publicado em 2014 pela editora Alameda, novamente com apoio Fapesp, sob o título "O ofício da liberdade: libertandos trabalhadores em São Paulo e Campinas, 1830-1888".Também na Universidade de São Paulo, obteve o título de doutora com pesquisa intitulada "Mães infames, rebentos venturosos: mulheres e crianças, trabalho e emancipação em São Paulo (século XIX)", financiada pela Fapesp. A pesquisa aborda a história social do trabalho infantil e as relações e representações da maternidade popular ao longo do século XIX e em face do desmonte da escravidão. No segundo semestre de 2019, foi professora substituta na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, dedica-se ao pós-doutorado, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo e financiada pela Fapesp, com pesquisa acerca das representações da infância negra na cultura visual do Império e início da República. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/11/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

DE ARAUJO ARIZA, MARILIA BUENO. Bad mothers, labouring children: emancipation, tutelage and motherhood in SAo Paulo in the last decades of the nineteenth century. SLAVERY & ABOLITION, v. 38, n. 2, SI, p. 408-424, . Citações Web of Science: 1. (12/20612-8)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ARIZA, Marilia Bueno de Araujo. O ofício da liberdade: contratos de locação de serviços e trabalhadores libertandos em São Paulo e Campinas (1830 - 1888). Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (09/12295-0

ARIZA, Marilia Bueno de Araujo. Mães infames, rebentos venturosos: mulheres e crianças, trabalho e emancipação em São Paulo (século XIX). Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (12/20612-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: