Busca avançada
Ano de início
Entree

Mariana Bracks Fonseca

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em História Social (USP). Mestre em História Social (USP). Graduada em História (UFMG). Especialista na história de Angola com foco na rainha Ginga (Nzinga Mbandi) e sua atuação política e militar na articulação da resistência à ocupação portuguesa na Era Moderna. Pesquisa, na perspectiva da diáspora africana, as memórias e representações desta soberana, que foi - e vem sendo- inventivamente recriada na cultura afro-brasileira e evocada para a construção das identidades em Angola. Coordenadora regional da Rede Brasileiras de Saberes Descoloniais. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/11/2020
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FONSECA, Mariana Bracks. Ginga de Angola: memórias e representações da rainha guerreira na diáspora. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (13/23825-5

FONSECA, Mariana Bracks. Nzinga Mbandi e as guerras de resistência em Angola. Século XVII. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (09/13420-2

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: